Memórias da Educação: professoras primárias no interior paulista (1940-1950)
Palabras clave:
Mulheres. Professoras. Magistério. Sociabilidade. Feminização. Educação.Resumen
A memória feminina usada como fonte de pesquisa histórica apresenta paradoxos entre os fatos da realidade objetiva e o desejo de ser e realizar que costumam estar implícitos na fala das mulheres. Este trabalho está voltado para a reconstituição da vida de professoras nos anos 1940 e 1950, numa cidade de porte médio do interior paulista. Essas mulheres fizeram do magistério um objetivo que lhes proporcionou motivo de orgulho pelo que conseguiram realizar. Nos seus testemunhos foi possível detectar que os vários matizes que compõem o universo feminino como o casamento e a maternidade não estão dissociados da profissão de professora, servindo mesmo para justificar a opção pela carreira. As suas lembranças tambémpossibilitaram recuperar um passado feminino representado por interfaces
de existências transcorridas no interior do Estado e compor um panorama da sua vida pessoal e profissional, assim como as escolhas realizadas dentro da perspectiva de ser mulher.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
15-12-2006
Cómo citar
Almeida, J. S. de. (2006). Memórias da Educação: professoras primárias no interior paulista (1940-1950). Educación En Cuestión, 27(13). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4492
Número
Sección
Artigos
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.