Memórias da Educação: professoras primárias no interior paulista (1940-1950)

Autores/as

  • Jane Soares de Almeida Universidade Metodista de São Paulo

Palabras clave:

Mulheres. Professoras. Magistério. Sociabilidade. Feminização. Educação.

Resumen

A memória feminina usada como fonte de pesquisa histórica apresenta paradoxos entre os fatos da realidade objetiva e o desejo de ser e realizar que costumam estar implícitos na fala das mulheres. Este trabalho está voltado para a reconstituição da vida de professoras nos anos 1940 e 1950, numa cidade de porte médio do interior paulista. Essas mulheres fizeram do magistério um objetivo que lhes proporcionou motivo de orgulho pelo que conseguiram realizar. Nos seus testemunhos foi possível detectar que os vários matizes que compõem o universo feminino como o casamento e a maternidade não estão dissociados da profissão de professora, servindo mesmo para justificar a opção pela carreira. As suas lembranças também
possibilitaram recuperar um passado feminino representado por interfaces
de existências transcorridas no interior do Estado e compor um panorama da sua vida pessoal e profissional, assim como as escolhas realizadas dentro da perspectiva de ser mulher.

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Biografía del autor/a

Jane Soares de Almeida, Universidade Metodista de São Paulo

Profa. Dra. Jane Soares de Almeida
Universidade Metodista de São Paulo
Programa de Pós-Graduação em Educação
E-mail | jane@fclar.unesp.br

Publicado

15-12-2006

Cómo citar

Almeida, J. S. de. (2006). Memórias da Educação: professoras primárias no interior paulista (1940-1950). Educación En Cuestión, 27(13). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4492