Formação e prática docente no estado do Pará

Autores

  • Arlete Maria Monte de Camargo Universidade Federal do Pará
  • Maria Edileneda Silva Ribeiro Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v50n36ID7082

Palavras-chave:

Políticas educacionais. Formação inicial. Formação continuada.

Resumo

O artigo tem como referência o Plano de Ações Articuladas (PAR) e sua relação com as políticas de formação de professores no estado do Pará. A discussão teórica desenvolvida considera a dimensão formação de professores como uma das diretrizes privilegiadas pelas políticas educacionais. Caracteriza o caminho percorrido no estado após a aprovação da LDB, sobressaindo a formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados apontam para a necessidade de se articular as políticas de formação docente aos processos de valorização docente, sem o que não haverá repercussões satisfatórias na prática docente.

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Biografia do Autor

Arlete Maria Monte de Camargo, Universidade Federal do Pará

Profa. Dra. Arlete Maria Monte de Camargo

Universidade Federal do Pará

Instituto de Educação

Campus do Guamá | Belém | Pará

Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação Superior | GEPES

E-mail | acamargo@ufpa.br

Maria Edileneda Silva Ribeiro, Universidade Federal do Pará

Profa. Dra. Maria Edileneda Silva Ribeiro

Universidade Federal do Pará

Faculdade de Pedagogia

Campus Castanhal | Pará

Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação Superior | GEPES

E-mail | mariaedilene@ufpa.br

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Publicado

15-12-2014

Como Citar

Camargo, A. M. M. de, & Ribeiro, M. E. S. (2014). Formação e prática docente no estado do Pará. Revista Educação Em Questão, 50(36), 156–182. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v50n36ID7082

Edição

Seção

Artigos