Sobre as epilepsias e a aprendizagem do aluno epiléptico

Authors

  • Marta Pinheiro Universidade Federal do Paraná
  • Marta Alves Universidade Federal do Paraná
  • Gisele Ribeiro Preto Universidade Federal do Paraná
  • Leonice Cordeiro Almeida Universidade Federal do Paraná

Keywords:

Epilepsia. Aprendizagem. Educação e saúde.

Abstract

O estudo visa investigar aspectos bioeducacionais das epilepsias, destacando os seus impactos sobre a aprendizagem escolar. A pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, inclui uma revisão bibliográfica e um estudo de caso centrado no sujeito (aluno) epiléptico. Os resultados obtidos indicam que a aluna investigada apresenta crises parciais complexas e suas dificuldades de aprendizagem e problemas de adaptação escolar decorrem não apenas da própria epilepsia, mas também do pouco comprometimento da escola com a sua saúde. Conclui-se que a concepção dualista mente-corpo defendida por muitos educadores, é em grande parte responsável pelo pouco ou nenhum interesse destes pelos distúrbios neurológicos, caso das epilepsias.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marta Pinheiro, Universidade Federal do Paraná

 

 

Marta Alves, Universidade Federal do Paraná

 

 

 

Gisele Ribeiro Preto, Universidade Federal do Paraná

 

 

Published

15-12-2005

How to Cite

Pinheiro, M., Alves, M., Preto, G. R., & Almeida, L. C. (2005). Sobre as epilepsias e a aprendizagem do aluno epiléptico. Journal Education in Question, 24(10), 191–210. Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8317