Sobre as epilepsias e a aprendizagem do aluno epiléptico
Palavras-chave:
Epilepsia. Aprendizagem. Educação e saúde.Resumo
O estudo visa investigar aspectos bioeducacionais das epilepsias, destacando os seus impactos sobre a aprendizagem escolar. A pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, inclui uma revisão bibliográfica e um estudo de caso centrado no sujeito (aluno) epiléptico. Os resultados obtidos indicam que a aluna investigada apresenta crises parciais complexas e suas dificuldades de aprendizagem e problemas de adaptação escolar decorrem não apenas da própria epilepsia, mas também do pouco comprometimento da escola com a sua saúde. Conclui-se que a concepção dualista mente-corpo defendida por muitos educadores, é em grande parte responsável pelo pouco ou nenhum interesse destes pelos distúrbios neurológicos, caso das epilepsias.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-12-2005
Como Citar
Pinheiro, M., Alves, M., Preto, G. R., & Almeida, L. C. (2005). Sobre as epilepsias e a aprendizagem do aluno epiléptico. Revista Educação Em Questão, 24(10), 191–210. Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8317
Edição
Seção
Artigos
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.