Sobre as epilepsias e a aprendizagem do aluno epiléptico
Palabras clave:
Epilepsia. Aprendizagem. Educação e saúde.Resumen
O estudo visa investigar aspectos bioeducacionais das epilepsias, destacando os seus impactos sobre a aprendizagem escolar. A pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, inclui uma revisão bibliográfica e um estudo de caso centrado no sujeito (aluno) epiléptico. Os resultados obtidos indicam que a aluna investigada apresenta crises parciais complexas e suas dificuldades de aprendizagem e problemas de adaptação escolar decorrem não apenas da própria epilepsia, mas também do pouco comprometimento da escola com a sua saúde. Conclui-se que a concepção dualista mente-corpo defendida por muitos educadores, é em grande parte responsável pelo pouco ou nenhum interesse destes pelos distúrbios neurológicos, caso das epilepsias.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
15-12-2005
Cómo citar
Pinheiro, M., Alves, M., Preto, G. R., & Almeida, L. C. (2005). Sobre as epilepsias e a aprendizagem do aluno epiléptico. Educación En Cuestión, 24(10), 191–210. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8317
Número
Sección
Artigos
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.