Sobre as epilepsias e a aprendizagem do aluno epiléptico

Autores/as

  • Marta Pinheiro Universidade Federal do Paraná
  • Marta Alves Universidade Federal do Paraná
  • Gisele Ribeiro Preto Universidade Federal do Paraná
  • Leonice Cordeiro Almeida Universidade Federal do Paraná

Palabras clave:

Epilepsia. Aprendizagem. Educação e saúde.

Resumen

O estudo visa investigar aspectos bioeducacionais das epilepsias, destacando os seus impactos sobre a aprendizagem escolar. A pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, inclui uma revisão bibliográfica e um estudo de caso centrado no sujeito (aluno) epiléptico. Os resultados obtidos indicam que a aluna investigada apresenta crises parciais complexas e suas dificuldades de aprendizagem e problemas de adaptação escolar decorrem não apenas da própria epilepsia, mas também do pouco comprometimento da escola com a sua saúde. Conclui-se que a concepção dualista mente-corpo defendida por muitos educadores, é em grande parte responsável pelo pouco ou nenhum interesse destes pelos distúrbios neurológicos, caso das epilepsias.

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Biografía del autor/a

Marta Pinheiro, Universidade Federal do Paraná

 

 

Marta Alves, Universidade Federal do Paraná

 

 

 

Gisele Ribeiro Preto, Universidade Federal do Paraná

 

 

Publicado

15-12-2005

Cómo citar

Pinheiro, M., Alves, M., Preto, G. R., & Almeida, L. C. (2005). Sobre as epilepsias e a aprendizagem do aluno epiléptico. Educación En Cuestión, 24(10), 191–210. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8317