Alguns equívocos docentes no uso da matemática em cursos de engenharia
Keywords:
Ensino/Aprendizagem. Ensino de Matemática. Curso de Engenharia.Abstract
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada por professores de matemática da PUC/Minas junto aos professores de disciplinas técnicas, através de formulários e entrevistas, quando objetivou-se questionar o que (conteúdo) e como (didática) do tratamento de matemática na parte profissionalizante do currículo. Como suporte teórico de análise, partiu-se de um modelo explicativo da prática pedagógica considerado em duas dimensões: base instrucionista do fazer e instauração do método de estudo pela pesquisa. O resultado da pesquisa aponta nova postura metodológica para o processo ensino/aprendizagem da matemática, com compreensão. Emergem os enfoques da linguagem matemática na interpretação dos fenômenos, do enfoque interdisciplinar e do tratamento conceitual em relação ao operacional algébrico.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.