Alguns equívocos docentes no uso da matemática em cursos de engenharia

Autores/as

  • João Bosco Laudares Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palabras clave:

Ensino/Aprendizagem. Ensino de Matemática. Curso de Engenharia.

Resumen

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada por professores de matemática da PUC/Minas junto aos professores de disciplinas técnicas, através de formulários e entrevistas, quando objetivou-se questionar o que (conteúdo) e como (didática) do tratamento de matemática na parte profissionalizante do currículo. Como suporte teórico de análise, partiu-se de um modelo explicativo da prática pedagógica considerado em duas dimensões: base instrucionista do fazer e instauração do método de estudo pela pesquisa. O resultado da pesquisa aponta nova postura metodológica para o processo ensino/aprendizagem da matemática, com compreensão. Emergem os enfoques da linguagem matemática na interpretação dos fenômenos, do enfoque interdisciplinar e do tratamento conceitual em relação ao operacional algébrico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

15-04-2004

Cómo citar

Laudares, J. B. (2004). Alguns equívocos docentes no uso da matemática em cursos de engenharia. Educación En Cuestión, 19(5), 55–68. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8642