Perspectivas Pedagógicas em Nietzsche: diálogo, agonismo e o cultivo de si.

Autores

  • Lucia Schneider Hardt UFSC

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55ID19042

Palavras-chave:

Diálogo. Nietzsche. Acampora. Cultivo de si.

Resumo

Este estudo de caráter bibliográfico tem como propósito destacar o lugar e a importância do diálogo na obra de Nietzsche e conectá-la com a ideia de agonismo, também importante na obra do filósofo e desenvolvida por Acampora, para refletir sobre a importância dessa conexão para a educação. Tanto a disputa quanto o diálogo nas práticas educativas são procedimentos de enfrentamento da violência, produzindo valores, padrões de medida e sentidos para a convivência humana. A ideia do diálogo e de disputa solicitam uma ideia de cultivo de si desenvolvida por Nietzsche e que inaugura outra pedagogia, que nos coloca no lugar de quem é convidado a evitar a ossificação de uma perspectiva na forma de tirania e ativar em cada um seu processo de individualização, que em alguma medida é um antídoto à sedução ao rebanho para então inventar rotas de fuga criando performances para um pensar e agir mais livres.

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Publicado

07-02-2020

Como Citar

Hardt, L. S. (2020). Perspectivas Pedagógicas em Nietzsche: diálogo, agonismo e o cultivo de si . Revista Educação Em Questão, 58(55). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55ID19042

Edição

Seção

Artigos