Jornada de trabalho e docência

uma análise da hora-atividade na rede estadual do Piauí

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55ID19125

Palabras clave:

Jornada de trabalho. Ensino médio. Docência. Hora-atividade.

Resumen

Este estudio objetiva analizar los desdobles de la institución de la hora-actividad en el trabajo del profesor de la enseñanza media en la red estatal de Piauí, en el contexto de las políticas educacionales desarrolladas en Brasil en las dos últimas décadas. Para ello, se ha realizado una revisión de literatura, con auxilio de una investigación documental, sobre la jornada de trabajo de los profesores de la educación básica en el país y las políticas educacionales que reglan la hora actividad. En seguida, se analizarán los datos de las entrevistas semiestructuradas hechas con: dos gerentes de las Gerencias Regionales de Educación de la Secretaría del Estado de la Educación de Piauí, 20 profesores de enseñanza mediana y un integrante del Sindicato de los Trabajadores en Educación Básica Pública de Piauí. Los resultados señalan que el avanzo en la realización de la hora actividad se contrastan con las condiciones de trabajo aún inadecuadas en las escuelas, con la mala gestión en la organización pedagógica de tempo de trabajo del profesor y con los bajos sueldos.

 

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Biografía del autor/a

Adriana e Silva Sousa, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2005), mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2008) e doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2018). Pesquisa na área de política educacional com ênfase no ensino médio e no trabalho docente. Possui experiência como professora da educação básica. Atuou na formação de professores da educação básica através do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano) e do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Trabalha como docente do ensino superior, desde 2008. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e coordenadora do Curso de Pedagogia do Campus Prof. Antônio Giovanne Alves de Sousa, em Piripiri-PI, onde também coordena o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no mesmo curso.

Dante Henrique Moura, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Dante Henrique Moura é Técnico em Eletrotécnica pela Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (1979), possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986) e doutorado em Educação pela Universidade Complutense de Madri (2003). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) desde 1986, onde leciona disciplinas do núcleo Formação Pedagógica nas licenciaturas oferecidas pela Instituição. De 2010 a 2012 coordenou o processo de elaboração da proposta de criação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN - mestrado acadêmico ? (PPGEP), o qual foi aprovado pela CAPES em 2012. Coordenou esse Programa de 2013 a agosto de 2017. Tem experiência na área de administração educacional, sendo que no IFRN já exerceu, dentre outras funções, a de Diretor de Recursos Humanos (1991-1995), a de Vice-Diretor Geral (1996-1998) e a de Diretor de Ensino (2004-2005). Coordenou a elaboração de vários projetos institucionais, dentre eles o Redimensionamento do Projeto Político-Pedagógico da Instituição (2004-2006). Participou (2005 a 2007) dos Grupos de Trabalho que elaboraram, no âmbito do MEC, os Documentos Base do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos ? PROEJA (Ensino Fundamental e Ensino Médio) e do Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio. A partir de 2010 passou a integrar o corpo docente do PPGEd/UFRN como professor Colaborador, onde é orientador de mestrado e de doutorado. É pesquisador em educação, atuando principalmente em Políticas Educacionais e Trabalho e Educação, com ênfase no campo da educação profissional e em sua integração com a educação básica e com a educação de jovens e adultos. É um dos fundadores do Núcleo de Pesquisa em Educação (NUPED) do IFRN, sendo atualmente seu coordenador. Coordenou o FORPRED Nordeste de outubro de 2015 a agosto de 2017. Integrou o Comitê Científico da ANPEd, representando o GT09 (Trabalho e Educação), de outubro de 2015 a outubro de 2017. A partir de outubro de 2017 assumiu a coordenação do GT09 da ANPEd.

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Publicado

07-02-2020

Cómo citar

e Silva Sousa, A., & Henrique Moura, D. (2020). Jornada de trabalho e docência: uma análise da hora-atividade na rede estadual do Piauí. Educación En Cuestión, 58(55). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55ID19125