Jornada de trabalho e docência

uma análise da hora-atividade na rede estadual do Piauí

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55ID19125

Palavras-chave:

Jornada de trabalho. Ensino médio. Docência. Hora-atividade.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar os desdobramentos da instituição da hora-atividade no trabalho do professor do ensino médio da rede estadual do Piauí, dentro do contexto das políticas educacionais implementadas no Brasil nas duas últimas décadas. Para isso, realizou-se uma revisão de literatura, com auxílio de uma pesquisa documental, sobre a jornada de trabalho dos professores da educação básica no país e as políticas educacionais que regulamentam a hora-atividade. Em seguida, analisam-se os dados de entrevistas semiestruturadas realizadas com: dois gerentes das Gerências Regionais de Educação da Secretaria de Estado da Educação do Piauí, 20 professores de ensino médio e um integrante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí. Os resultados mostram que o avanço no cumprimento da hora-atividade se confronta com as condições de trabalho ainda inadequadas nas escolas, com a ingerência na organização pedagógica do tempo de trabalho do professor e com os baixos salários.

 

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Biografia do Autor

Adriana e Silva Sousa, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2005), mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2008) e doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2018). Pesquisa na área de política educacional com ênfase no ensino médio e no trabalho docente. Possui experiência como professora da educação básica. Atuou na formação de professores da educação básica através do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano) e do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Trabalha como docente do ensino superior, desde 2008. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e coordenadora do Curso de Pedagogia do Campus Prof. Antônio Giovanne Alves de Sousa, em Piripiri-PI, onde também coordena o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no mesmo curso.

Dante Henrique Moura, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Dante Henrique Moura é Técnico em Eletrotécnica pela Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (1979), possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986) e doutorado em Educação pela Universidade Complutense de Madri (2003). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) desde 1986, onde leciona disciplinas do núcleo Formação Pedagógica nas licenciaturas oferecidas pela Instituição. De 2010 a 2012 coordenou o processo de elaboração da proposta de criação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN - mestrado acadêmico ? (PPGEP), o qual foi aprovado pela CAPES em 2012. Coordenou esse Programa de 2013 a agosto de 2017. Tem experiência na área de administração educacional, sendo que no IFRN já exerceu, dentre outras funções, a de Diretor de Recursos Humanos (1991-1995), a de Vice-Diretor Geral (1996-1998) e a de Diretor de Ensino (2004-2005). Coordenou a elaboração de vários projetos institucionais, dentre eles o Redimensionamento do Projeto Político-Pedagógico da Instituição (2004-2006). Participou (2005 a 2007) dos Grupos de Trabalho que elaboraram, no âmbito do MEC, os Documentos Base do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos ? PROEJA (Ensino Fundamental e Ensino Médio) e do Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio. A partir de 2010 passou a integrar o corpo docente do PPGEd/UFRN como professor Colaborador, onde é orientador de mestrado e de doutorado. É pesquisador em educação, atuando principalmente em Políticas Educacionais e Trabalho e Educação, com ênfase no campo da educação profissional e em sua integração com a educação básica e com a educação de jovens e adultos. É um dos fundadores do Núcleo de Pesquisa em Educação (NUPED) do IFRN, sendo atualmente seu coordenador. Coordenou o FORPRED Nordeste de outubro de 2015 a agosto de 2017. Integrou o Comitê Científico da ANPEd, representando o GT09 (Trabalho e Educação), de outubro de 2015 a outubro de 2017. A partir de outubro de 2017 assumiu a coordenação do GT09 da ANPEd.

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Publicado

07-02-2020

Como Citar

e Silva Sousa, A., & Henrique Moura, D. (2020). Jornada de trabalho e docência: uma análise da hora-atividade na rede estadual do Piauí. Revista Educação Em Questão, 58(55). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55ID19125

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Artigos