Multirreferencialidade e produção do conhecimento: diferentes histórias de aprendizagens...

Autores/as

  • Joaquim Gonçalves Barbosa

Palabras clave:

Multirreferencialidade. Hstória de vida. Formação.

Resumen

A opção foi apresentar a multirreferencialidade através das aprendizagens produzidas por três mestrandos considerando suas histórias de vida e de formação. Foram selecionados graduados em Filosofia, Psicologia e Física. O filósofo propõe pensar o “homem-sujeito” tirando-o das “sombras” onde até então se encontra “preso pelos saberes ditos científico-humanistas”. A psicóloga compreende “a importância de se ter uma escuta sensível” possibilitando a “leitura das entrelinhas, do que está implícito, fazendo surgir uma ação criadora”. Para a física a multirreferencialidade se apresenta como “um avanço revolucionário para as teorias educacionais como foi o impacto ocorrido na Física, quando do surgimento das teorias da relatividade e da quântica”. Trata-se de três formações distintas; três histórias de vida e, por fim, três aproximações singulares da abordagem multirreferencial tendo em comum o questionamento profundo sobre os alicerces da ciência.

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Biografía del autor/a

Joaquim Gonçalves Barbosa

Prof. Dr. Joaquim Gonçalves Barbosa | Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) | Programa de Pós Graduação em Educação da UMESP São Bernardo do Campo, São Paulo | Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Multirreferencialidade (GEPEM) | E-mail: joaquim.barbosa@metodista.br

Publicado

15-08-2008

Cómo citar

Barbosa, J. G. (2008). Multirreferencialidade e produção do conhecimento: diferentes histórias de aprendizagens. Educación En Cuestión, 32(18). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3922