O trajecto profissional de adultos com formação académica elevada: o caso de técnicos do Terceiro Sector em Portugal

Autores/as

  • Armando Paulo Ferreira Loureiro
  • Maria Isabel Barros Morais Costa
  • Telmo Humberto Caria

Palabras clave:

Formação Académica de Adultos. Percurso Profissional. Organizações do Terceiro Sector.

Resumen

A relação entre as aprendizagens e ospercursos de vida, nomeadamente os percursosprofissionais é, a maior parte dasvezes, no campo da educação de adultos,equacionada tendo por base adultospouco escolarizados. O objectivo desteartigo é abordar essa conexão centrando aanálise em adultos altamente qualificados/escolarizados: técnicos que trabalham noterceiro sector. Trata-se de apresentar algunsdados preliminares de um projecto de investigaçãodesignado “Saberes, Autonomiae Reflexividade no Trabalho Profissional noTerceiro Sector” (SARTPTO), financiado pelaFundação para a Ciência e Tecnologia(FCT), que está ser realizado no Norte dePortugal. Tais dados relacionam as aprendizagensresultantes da formação académicadesses técnicos com as suas trajectórias esocialização profissionais, incluindo as suasexpectativas, funções e tarefas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Armando Paulo Ferreira Loureiro

Prof. Dr. Armando Paulo Ferreira LoureiroUniversidade de Trás-os-Montes e Alto Douro | Vila Real | PortugalDepartamento de Educação e PsicologiaCentro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE)Grupo de Pesquisa | Análise Social do Saber Profissional emTrabalho Técnico e Intelectual (ASPTI)E-mail | aloureiro@utad.pt

Maria Isabel Barros Morais Costa

Profa. Dra. Maria Isabel Barros Morais CostaUniversidade de Trás-os-Montes e Alto Douro | Vila Real | PortugalDepartamento de Educação e PsicologiaCentro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento(CETRAD)Grupo de Pesquisa | Sociedade, Territórios e RecursosE-mail | isacosta@utad.pt

Telmo Humberto Caria

Prof. Dr. Telmo Humberto CariaUniversidade de Trás-os-Montes e Alto Douro | Vila Real | PortugalDepartamento de Economia, Sociologia e GestãoCentro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE)Grupo de Pesquisa | Análise Social do Saber Profissional emTrabalho Técnico e Intelectual (ASPTI)E-mail | aloureiro@utad.pt

Publicado

15-12-2011

Cómo citar

Loureiro, A. P. F., Costa, M. I. B. M., & Caria, T. H. (2011). O trajecto profissional de adultos com formação académica elevada: o caso de técnicos do Terceiro Sector em Portugal. Educación En Cuestión, 41(27). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4002