Educação para a sensibilidade: a leitura multimodal do poema e do livro de poesia para a infância

Autores/as

  • Marly Amarilha

Palabras clave:

Educação. Sensibilidade. Poesia. Formação do leitor.

Resumen

O artigo discute o aprendizado da sensibilidade pela leitura do poema e do livro de poesia para a infância. Com base na teoria da multimodalidade, analisa o potencial do livro A caligrafia de dona Sofia de Andre Neves (2007) como leitura iniciática a uma pedagogia multimodal.Assinala a exuberante modificação no livro impresso para a infância que, ao promover a solidariedade entre as linguagens verbal e plástica, repercute na recepção ao texto e na formação do leitor.Destaca que a relação entre o poema e o suporte livro e um convite a contemplação e a interação, processos necessários a educação da sensibilidade dos jovens leitores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marly Amarilha

Profa. Dra. Marly AmarilhaUniversidade Federal do Rio Grande do Norte | NatalCentro de EducaçãoGrupo de Pesquisa Ensino e LinguagemE-mail | marlyamarilha@yahoo.com.br

Publicado

15-12-2011

Cómo citar

Amarilha, M. (2011). Educação para a sensibilidade: a leitura multimodal do poema e do livro de poesia para a infância. Educación En Cuestión, 41(27). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4005