Educação financeira: o que pensam alunos e professores

Autores/as

  • Neiva Ignês Grando
  • Ido José Schneider

Palabras clave:

Ensino básico. Educação financeira. Consumo.

Resumen

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa
cujo objetivo é analisar a importância dos
conteúdos de matemática financeira, mostrando
a necessidade de apropriar-se dos
significados dos respectivos conceitos para
a tomada de decisões adequadas e conscientes
diante das facilidades de crédito
do comércio e das financeiras. Os sujeitos
da pesquisa são estudantes da 8ª série do
ensino fundamental e do 3º ano do ensino
médio e professores de matemática de escolas
do município de Marau, localizado na
região Norte do estado do Rio Grande do
Sul. O conteúdo das respostas dos questionários
aplicados aos estudantes e professores
foi analisado com base em teorias, pesquisas
e documentos relacionados ao tema,
utilizando-se uma abordagem qualitativa.
As análises indicaram a necessidade de um
ensino contextualizado, que propicie uma
educação financeira para o ensino básico.

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Biografía del autor/a

Neiva Ignês Grando

Profa. Dra. Neiva Ignês GrandoUniversidade de Passo Fundo | RSInstituto de Ciências Exatas e GeociênciasCurso de Matemática Licenciatura PlenaPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLíder do Grupo de Pesquisa Teoria Histórico-cultural e EducaçãoMatemática | cadastrado no CNPqE-mail | neiva@upf.br

Ido José Schneider

Ms. Ido José SchneiderFaculdade de Administração da Associação Brasiliense de Educação| FABEMarau | RSGrupo de Pesquisa Teoria Histórico-cultural e Educação Matemática |cadastrado no CNPqE-mail | ido@proqualificacao.com.br

Publicado

15-06-2011

Cómo citar

Grando, N. I., & Schneider, I. J. (2011). Educação financeira: o que pensam alunos e professores. Educación En Cuestión, 40(26). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4046