Mulheres e educação no tempo presente
desafios ante as desigualdades no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2025v63n78ID41476Palavras-chave:
Mulher, Educação, Tempo presente, Classe socialResumo
O trabalho aborda a situação das mulheres em relação à classe social e à educação, destacando as desigualdades sociais, dimensionadas pela condição de classe, gênero e raça. O propósito é problematizar essa relação. Metodologicamente, sustenta-se na abordagem da história do tempo presente (Dosse, 2012a; 2012b), contemplando o período entre 2012 e 2024. Para tanto, são analisados, sobretudo, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (2023; 2022) e do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos- INEP (2023). Os resultados indicam que mulheres têm progressivamente avançado em processos de escolarização em relação ao sexo masculino, destacadamente no ensino superior, majoritariamente na área de educação, saúde, bem-estar e cuidado. Além disso, a atuação profissional feminina em áreas destinadas ao cuidado, como enfermagem, e outras relacionadas à maternidade, é pouco valorizada.
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