Mulheres e educação no tempo presente

desafios ante as desigualdades no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2025v63n78ID41476

Palavras-chave:

Mulher, Educação, Tempo presente, Classe social

Resumo

O trabalho aborda a situação das mulheres em relação à classe social e à educação, destacando as desigualdades sociais, dimensionadas pela condição de classe, gênero e raça. O propósito é problematizar essa relação. Metodologicamente, sustenta-se na abordagem da história do tempo presente (Dosse, 2012a; 2012b), contemplando o período entre 2012 e 2024. Para tanto, são analisados, sobretudo, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (2023; 2022) e do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos- INEP (2023). Os resultados indicam que mulheres têm progressivamente avançado em processos de escolarização em relação ao sexo masculino, destacadamente no ensino superior, majoritariamente na área de educação, saúde, bem-estar e cuidado. Além disso, a atuação profissional feminina em áreas destinadas ao cuidado, como enfermagem, e outras relacionadas à maternidade, é pouco valorizada.

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Biografia do Autor

Rosa Lydia Teixeira Corrêa, Pontifica Universidade Católica do Paraná

É Prof.ª Dr.ª do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. É Líder do Grupo de Pesquisa História das Instituições Escolares no Brasil

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Publicado

12-12-2025

Como Citar

Corrêa, R. L. T. (2025). Mulheres e educação no tempo presente: desafios ante as desigualdades no Brasil. Revista Educação Em Questão, 63(78). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2025v63n78ID41476

Edição

Seção

Artigos