Currículo prescrito e currículo modelado: uma discussão sobre teoria e prática?

Autores/as

  • Heloisa Salles Gentil Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Claudete Inês Sroczynski

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v49n35ID5904

Palabras clave:

Currículo. Formação de professores. Teoria e prática.

Resumen

Este artigo apresenta discussões sobre concepções de currículo que orientam
professores do curso de Pedagogia frente a projetos pedagógicos e práticas formativas,
na contingência das políticas educacionais. Esta pesquisa utilizou questionários, análise
de documentos, observações participantes e entrevistas. Considera-se que o currículo se
constitui em relações sociais e culturais; o currículo real é mais amplo que documentos
escritos, é construção social e opera no nível da prescrição e de processo e prática.
Conclui-se que há diversos elementos que se tornam preocupações do âmbito educativo,
especialmente as relações entre teoria e prática nos processos de formação.

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Biografía del autor/a

Heloisa Salles Gentil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Marta Maria de Araújo, Coordenadora do Grupo de Pesquisa | Estudos Histórico Educacionais, Editora responsável pela Revista Educação em Questão

Publicado

15-08-2014

Cómo citar

Gentil, H. S., & Sroczynski, C. I. (2014). Currículo prescrito e currículo modelado: uma discussão sobre teoria e prática?. Educación En Cuestión, 49(35), 49–74. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v49n35ID5904