Arte, educação e sociedade em György Lukács e na pedagogia histórico-crítica

Autores

  • Mariana de Cássia Assumpção Universidade Estadual Paulista
  • Newton Duarte Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n44ID12210

Palavras-chave:

Arte, Educação escolar, Sociedade

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar que tanto a arte como a educação escolar estabelecem uma relação indireta e mediada com a sociedade, ao passo que incidem diretamente na formação dos indivíduos. György Lukács, em seus estudos estéticos, mostra que as obras de arte agem sobre a subjetividade dos indivíduos, desenvolvendo sua sensibilidade e enriquecendo suas formas de percepção da realidade. Dermeval Saviani, em seus estudos pedagógicos, mostra que o papel mediador da educação escolar, no interior da totalidade da prática social, promove a humanização dos indivíduos. Como exemplo das relações mediadas entre as produções culturais e a prática social, apresentamos uma breve análise da peça Antígona, de Sófocles.

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Referências

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Publicado

26-07-2017

Como Citar

Assumpção, M. de C., & Duarte, N. (2017). Arte, educação e sociedade em György Lukács e na pedagogia histórico-crítica. Revista Educação Em Questão, 55(44), 169–190. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n44ID12210

Edição

Seção

Artigos