O estatuto do trabalho do professor da escola:

desafio político para ser pensado nos cinquenta anos do estágio (1969 a 2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55ID18105

Palavras-chave:

Estágio. Formação inicial de professores. Trabalho. Escola.

Resumo

De que modo o trabalho do professor da escola comparece no itinerário de institucionalização do estágio no âmbito de políticas e práticas de formação de professores, no intercurso que compreende a Resolução n.9 de 1969 até a política nacional recente de formação de professores no Brasil (PIBID, Residência Pedagógica)?  Esta questão é tratada a partir de documentos de natureza normativa, revisão de literatura e dados de pesquisa envolvendo professores da escola básica/supervisores de estágio, estudo documental de PPP de escolas (campo de estágio) das redes federal, municipal e estadual. A hipótese é a de que há uma naturalização do trabalho desempenhado pelo professor da escola. A falta de reconhecimento do estatuto deste trabalho colocaria o estágio numa zona de invisibilidade que o ameaça, ao mesmo tempo que dele se subtrai as principais características transplantadas para programas paralelos à formação inicial.

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Publicado

07-02-2020

Como Citar

Barra, V. M. L. da. (2020). O estatuto do trabalho do professor da escola: : desafio político para ser pensado nos cinquenta anos do estágio (1969 a 2019). Revista Educação Em Questão, 58(55). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55ID18105

Edição

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Artigos