Memes em aulas de língua inglesa

explorando práticas de multiletramentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v58n55ID18439

Palavras-chave:

Aula de Língua Inglesa. Memes. Multiletramentos. Tecnologias Digitais.

Resumo

Os memes têm sido constantemente criados e compartilhados on-line como textos que retratam as mais distintas realidades, podendo propiciar diversas possibilidades no ensino de disciplinas escolares, como o Inglês. Este artigo tem o objetivo de analisar o uso de memes em aulas de Língua Inglesa por meio da Teoria dos Multiletramentos (LUKE, 2000; COPE & KALANTZIS, 2000, 2008; ROJO, 2012). A metodologia de pesquisa baseia-se em análise documental (LAVILLE & DIONE, 1999) como uma extensão da revisão da literatura (MACHI & McEVOY, 2009). Um panorama teórico é apresentado sobre as concepções iniciais dos memes de acordo com os escritos de Dawkins (1976) e novas leituras sobre esse tipo de texto (LUKE, 2000; COPE & KALANTZIS, 2008; ROJO, 2012; CALIXTO, 2018; AUTOR, no prelo). Como resultado, apontamos os memes como ferramentas direcionadas à construção de aulas de Língua Inglesa com aspectos mais críticos e reflexivos.

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Biografia do Autor

Paulo Boa Sorte, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Professor do Departamento de Letras Estrangeiras e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente realiza pós-doutorado na Faculdade de Educação e Desenvolvimento Humano da University of Miami, EUA. 

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Publicado

07-02-2020

Como Citar

Boa Sorte, P., & Carmo Andrade Santos, J. do. (2020). Memes em aulas de língua inglesa: explorando práticas de multiletramentos . Revista Educação Em Questão, 58(55). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v58n55ID18439

Edição

Seção

Artigos