O MIEIB e a política curricular da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56ID19670Palavras-chave:
Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil. Currículo. Educação infantil. Política educacional.Resumo
O Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil contribuiu para a construção da política da educação infantil e, para essa análise, recorre-se à concepção de relação agonística, permeada pela lógica da hegemonia, na perspectiva de Mouffe, Laclau e Southwell. Utiliza-se no trabalho a análise documental e entrevistas semiestruturadas com lideranças do movimento. As análises indicaram o MIEIB como uma articulação entre lutas por creches e a atuação de intelectuais orgânicas. O espectro de sua contribuição nos sentidos, presentes nas políticas de educação infantil, é vasto. O movimento empreendido para a inclusão das creches no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação e a revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil são referências de atuação nas políticas. O MIEIB defendeu especificidades no currículo na infância, que também se fizeram pressentes nas primeiras versões da Base Nacional Comum Curricular. Com a mudança de governo, a participação do MIEIB se restringiu.
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