Subjetividades de um ensino
marcações de gênero na educação escolar (1970-1980)
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57ID20985Palavras-chave:
Educação; Gênero; Mulheres, História do Tempo Presente.Resumo
Este texto insere-se nos estudos de gênero e da História do Tempo Presente. Com os aportes teóricos metodológicos desses campos, busca-se refletir sobre as subjetividades construídas por meio do processo de ensino das décadas de 1970-1980. Como estudo de caso, foram utilizadas como fonte de análise, entrevistas com Liza, estudante do período, e que frequentou a Escola Ana Vanda Bassara, em Guarapuava-PR. Essa investigação permitiu compreender parte da vida escolar da estudante, a construção de subjetividades, e perceber como as marcações de gênero foram utilizadas na reafirmação de uma educação que idealizou mulheres para serem donas de casa conforme características da sociedade da época. Através dessa observação também foi possível perceber como a proposta de ensino e as distinções sociais de gênero já existentes influenciaram na trajetória pessoal da estudante. Assim, este estudo contribui para outras investigações que busquem estabelecer comparações do ensino escolar de lugares e contextos históricos distintos.
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