Escola democrática e de direitos inclusivos em meio aos desafios Amazônicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57ID21293

Palavras-chave:

Escola democrática. Inclusão. Políticas educacionais. Desafios amazônicos.

Resumo

A pesquisa surge num momento de profundo questionamento sobre as políticas educacionais e sua efetivação. Teve como objetivo analisar os desafios identificados para tornar a escola pública, mais democrática, participativa, emancipatória e inclusiva no cenário amazônico. Para cumprir o objetivo proposto, utilizou-se a análise documental da legislação brasileira e local. Estudos dialéticos perpassam todo o texto e o aporte teórico foi baseado nas contribuições de Cury (2002), Mészarós (2005), Gadotti (2006) e Matos (2014). Realizou-se entrevistas semiestruturadas com a participação de 26 agentes educacionais. Portanto, a pesquisa convida o leitor a aprofundar o debate em âmbito nacional quando aponta para desafios educacionais vivenciados pelos povos amazônicos, como formação de professores, escassez de materiais, cooperação técnica, equipe multiprofissional, acessibilidade e família. Contudo, almeja-se que a escola democrática não sirva somente para visibilizar, mas, proporcionar oportunidades educacionais para todos os educandos, com ou sem deficiência, respeitando a diversidade humana.

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Publicado

03-09-2020

Como Citar

de Lemos, C., & Almerinda de Souza Matos, M. (2020). Escola democrática e de direitos inclusivos em meio aos desafios Amazônicos. Revista Educação Em Questão, 58(57). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57ID21293

Edição

Seção

Artigos