Inventar o fora como um dentro e fazer da clausura uma educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n62ID26721

Palavras-chave:

Pandemia, Educação, Fora, Máquina de leitura.

Resumo

Este texto problematiza as possibilidades inventivas envolvidas numa aula (entendida aqui como inseparável da produção de pensamento) sob as condições restritivas impostas pela pandemia causada pelo novo coronavírus. Parte do pressuposto de que para que o pensamento aconteça é fundamental seu contato com as forças do que Deleuze (2005), Foucault (2006) e Blanchot (2011) chamaram de Fora. Por isso propõe um procedimento poético assentado numa espécie de máquina de leitura e de tradução como possibilidade de contato com tais forças. E, como base, como possibilidade dessa invenção em educação, elege um tipo de leitura que falseia os materiais com que se depara e que, num certo sentido, desrespeita-os. Defende a ideia de que tal movimento, em condições de enclausuramento, só se torna possível porque o dentro é constituído pela dobra do Fora sobre si. Em tais condições, a invenção de uma aula teria então de virar pelo avesso essa dobra e produzir algo como uma linguagem para aquilo que ainda não sabemos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Quirino da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É integrante do Grupo de Pesquisa: POÏEIN ? Microscopias. Educação. Imanência.

Máximo Daniel Lamela Adó, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Prof. Dr. da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Programa de Pós-graduação em Educação. É integrante do Grupo de Pesquisa: POÏEIN ? Microscopias. Educação. Imanência.

Referências

ADÓ, Máximo Daniel Lamela. Educação potencial: autocomédia do intelecto. 2013. 195f. (Tese de Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013.

ADÓ, Máximo Daniel Lamela. Aporias literárias: questões borgeanas na educação. Revista Digital do LAV, Santa Maria, v. 9, n. 2, p. 133-145, mai./ago. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5902/1983734823517. Acesso em: 20 fev. 2019.

AQUINO, Julio Groppa; CORAZZA, Sandra Mara; ADÓ, Máximo Daniel Lamela. Por alguma poética na educação: a didática como criação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, e169875, jan. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100108. Acesso em: 03 ago. 2019.

BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Tradução Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2011.

CAMPOS, Haroldo de. Da tradução como criação e como crítica. In: TÁPIA, Marcelo; NÓBREGA, Thelma Médici (Org.). Transcriação. São Paulo: Perspectiva, 2013.

CORAZZA, Sandra Mara. O que se transcria em educação? Porto Alegre: Editora Doisa, 2013.

CORAZZA, Sandra Mara. Currículo e didática da tradução: vontade, criação e crítica. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 4, p. 1313-1335, out./dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S217562362016005004102&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 06 out. 2019.

BORGES, JORGE LUIS. Borges oral & sete noites. Tradução Heloisa Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

DELEUZE, Gilles. Logica do sentido. Tradução Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva, Editora da Universidade de São Paulo, 1974.

DELEUZE, Gilles. Imanência: uma vida... Tradução Tomaz Tadeu. Educação & Realidade, v. 27, n. 2, p.10-18, jul./dez. 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/31079. Acesso em: 23 set. 2019.

DELEUZE, Gilles. O que é a filosofia? Tradução Bento Prado Jr. Rio de Janeiro: Editora 34, 2004.

DELEUZE, Gilles. Foucault. Tradução Claudia Sant’Anna Martins. São Paulo: Editora Brasiliense, 2005.

DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. Tradução Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 2011.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 2013.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Tradução Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro; São Paulo: Editora Paz e Terra, 2018.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. Tradução Luiz Orlandi. São Paulo: Editora 34, 2010.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Tradução Cláudia Vieira da Silva. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2017.

DERRIDA, Jacques. Gramatologia. Tradução Miriam Chnaiderman e Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Editora Perspectiva, 2017.

FOUCAULT, Michel. O pensamento do exterior. In: MOTTA, Manuel Barros da. (Org.). Estética: literatura e pintura, música e cinema. Tradução Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2006.

KASTRUP, Virginia. Políticas cognitivas na formação do professor e o problema do devir-mestre. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1273-1288, set./dez. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000400010. Acesso em: 15 ago. 2020.

LAPOUJADE, David. Deleuze, os movimentos aberrantes. Tradução Laymert Garcia dos Santos. São Paulo: Editora n-1, 2015.

LEVY, Tatiana Salem. A experiência do fora: Blanchot, Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2011.

MONEGAL, Emir Rodríguez. Borges: uma poética da leitura. Tradução Irlemar Chiampi. São Paulo: Editora Perspectiva, 1980.

NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. Tradução Antonio Carlos Braga. São Paulo: Editora Escala, 2011.

PELBART, Peter Pál. Da clausura do fora ao fora da clausura: loucura e desrazão. São Paulo: Editora Brasiliense, 1989.

PELBART, Peter Pál. Literatura e loucura: da exterioridade à imanência. In: LINS, Daniel. (Org.). Nietzsche/Deleuze: imagem, literatura e educação: Simpósio Internacional de Filosofia. Rio de Janeiro: Forense Universitária; Fortaleza: Fundação de Cultura, Esporte e Turismo, 2007.

PELLEJERO, Eduardo. A realidade da ficção: uma aproximação a partir da filosofia francesa contemporânea. In. KANGUSSU, Imaculada; SILVA, Cintia Vieira (Org.). Congresso internacional fantasia & crítica, Belo Horizonte: ABRE, 2012.

PIGLIA, Ricardo. A cidade ausente. Tradução Sérgio Molina. São Paulo: Editora Iluminuras, 1993.

PIGLIA, Ricardo. Crítica y ficción. Barcelona: Anagrama, 2001.

PIGLIA, Ricardo. O escritor como leitor. Serrote, n. 32, jan. 2017. on-line. Disponível em: https://www.revistaserrote.com.br/2017/01/o-escritor-como-leitor-por-ricardo-piglia/. Acesso em: 30 fev. 2019.

PIGNATARI, Décio. O que é comunicação poética. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.

TODOROV, Tzvetan. Poética da prosa. Tradução Claudia Berliner. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2003.

VALÉRY, Paul. Introdução ao método de Leonardo da Vinci. Tradução José Martins Garcia. Lisboa: Editora Arcádia, 1979.

Publicado

27-12-2021

Como Citar

Silva, L. C. Q. da, & Adó, M. D. L. (2021). Inventar o fora como um dentro e fazer da clausura uma educação. Revista Educação Em Questão, 59(62). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n62ID26721

Edição

Seção

Artigos