Eleição para diretor no município de Natal

trajetória e repercussão na gestão democrática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n61ID26722

Palavras-chave:

Gestão democrática, Eleição para diretor de escola, Patrimonialismo, Cultura democrática

Resumo

Este artigo desenvolve reflexões circunstanciadas sobre o processo de eleição direta para dirigente escolar nas unidades de ensino da rede municipal de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, destacando como esse mecanismo contribui para o aprimoramento da gestão democrática. Como corpus empírico, foram utilizadas informações sistematizadas a partir de 7 (sete) entrevistas realizadas com os sujeitos históricos envolvidos nessa empreitada, cujo fulcro foram as conquistas obtidas e os limites desse processo. Conclui-se que, embora eivado por limites e contradições, o processo de escolha de dirigentes escolares contribuiu para a edificação, no cotidiano escolar, de uma certa prática democrática que foi sendo reforçada com a criação dos conselhos escolares e com a elaboração do projeto político-pedagógico.

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Biografia do Autor

Fabíola Fontenele Girardi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora egressa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É Técnica da Secretaria Municipal de Educação do município de Natal (Rio Grande do Norte).

Antônio Cabral Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor titular do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É integrante do Grupo de Pesquisa CNPq: Política e Gestão da Educação.

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Publicado

09-11-2021

Como Citar

Fontenele Girardi, F., & Cabral Neto, A. (2021). Eleição para diretor no município de Natal: trajetória e repercussão na gestão democrática. Revista Educação Em Questão, 59(61). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n61ID26722

Edição

Seção

Artigos