A internacionalização do currículo na perspectiva de professores de línguas no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n68ID31792

Palavras-chave:

Internacionalização, Currículo, Professores de Línguas, Interculturalidade

Resumo

A internacionalização do currículo busca incorporar uma dimensão intercultural e global nas atividades de ensino, a fim de contribuir para a formação de cidadãos e profissionais engajados na diversidade cultural e linguística do mundo globalizado. Neste artigo, discutimos a internacionalização do currículo, destacando as reflexões dos professores de línguas como agentes da internacionalização da educação. Em seguida, analisamos os dados qualitativos gerados mediante um questionário estruturado, aplicado aos professores brasileiros de línguas que são membros do Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens (GECAL-UnB), com o objetivo de compreender suas concepções sobre a internacionalização do currículo. A análise dos dados, à luz da Linguística Aplicada Crítica, indicou que a internacionalização das instituições educacionais brasileiras pode ser viabilizada pela internacionalização do currículo, exigindo discussões sobre interculturalidade, multilinguismo e plurilinguismo. Assim, a partir das perspectivas dos professores, é possível vislumbrar abordagens alternativas para a internacionalização da educação.

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Biografia do Autor

Lauro Sérgio Machado Pereira, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

É Prof. do Instituto federal de Minas Gerais e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília. Integra o Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens (GECAL/UnB).

Dllubia Santclair, Secretaria de Educação do Estado de Goiás

É Profa. da Secretaria de Educação do Estado de Goiás e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília. Integra o Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens (GECAL/UnB).

Kléber Aparecido da Silva, Universidade de Brasília

É Prof. Dr da Universidade de Brasília e do Programa de Pós-graduação em Linguística. É Coordenador do Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens (GECAL/UnB) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2A pelo CNPq.

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Publicado

27-06-2023

Como Citar

Machado Pereira, L. S., Santclair, D. ., & da Silva, K. A. (2023). A internacionalização do currículo na perspectiva de professores de línguas no Brasil. Revista Educação Em Questão, 61(68). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n68ID31792

Edição

Seção

Artigos