Gestão da escola pública: a distância entre o discurso e a ação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n67ID32061

Palavras-chave:

Política Educacional, Gestão Escolar Democrática, Diretores Escolares, Pesquisa

Resumo

Este texto tem como objetivo ampliar o arcabouço metodológico dos estudos que analisam o cotidiano da gestão das escolas públicas. O recorte proposto utiliza dados de uma pesquisa realizada e investiga o descompasso entre o discurso e a ação acerca da gestão democrática de diretores de três escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Curitiba. A partir de um questionário, do shadowing, de entrevistas e de observação, construiu-se uma tipologia com quatro categorias: Gestão Democrática; Gestão democrática’; Gestão Tradicional’; Gestão Tradicional. Essas categorias permitiram o cotejamento com a realidade empírica, com a teoria (LIMA, 1998; PARO, 2012, 2016; SOUZA, 2009; WEBER, 2000) e entre os casos de gestão dos três diretores de escolas. Os resultados obtidos indicam que os três casos observados apresentaram um discurso democrático semelhante, denunciando a influência da formação inicial e continuada desses profissionais. Dentre outros aspectos, a ação apresentou-se diferenciada em cada um dos casos. O artigo conclui que as contribuições de cada uma das técnicas de pesquisa foram fundamentais na produção dos resultados.

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Biografia do Autor

Juliana Kussem, Universidade Federal do Paraná

É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Professora do magistério da Rede Municipal de Ensino de Curitiba (Paraná).

Ângelo Ricardo de Souza, Universidade Federal do Paraná

É prof. Dr. da Universidade Federal do Paraná e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Integra o Núcleo de Políticas Educacionais. É Coordenador da Área de Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

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Publicado

18-05-2023

Como Citar

Kussem, J., & de Souza, Ângelo R. (2023). Gestão da escola pública: a distância entre o discurso e a ação . Revista Educação Em Questão, 61(67). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n67ID32061

Edição

Seção

Artigos