Gestão da escola pública: a distância entre o discurso e a ação
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n67ID32061Palavras-chave:
Política Educacional, Gestão Escolar Democrática, Diretores Escolares, PesquisaResumo
Este texto tem como objetivo ampliar o arcabouço metodológico dos estudos que analisam o cotidiano da gestão das escolas públicas. O recorte proposto utiliza dados de uma pesquisa realizada e investiga o descompasso entre o discurso e a ação acerca da gestão democrática de diretores de três escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Curitiba. A partir de um questionário, do shadowing, de entrevistas e de observação, construiu-se uma tipologia com quatro categorias: Gestão Democrática; Gestão democrática’; Gestão Tradicional’; Gestão Tradicional. Essas categorias permitiram o cotejamento com a realidade empírica, com a teoria (LIMA, 1998; PARO, 2012, 2016; SOUZA, 2009; WEBER, 2000) e entre os casos de gestão dos três diretores de escolas. Os resultados obtidos indicam que os três casos observados apresentaram um discurso democrático semelhante, denunciando a influência da formação inicial e continuada desses profissionais. Dentre outros aspectos, a ação apresentou-se diferenciada em cada um dos casos. O artigo conclui que as contribuições de cada uma das técnicas de pesquisa foram fundamentais na produção dos resultados.
Downloads
Referências
ARON, Raymond. As etapas do pensamento sociológico. 2 ed. São Paulo: Martins Fonte,1987.
BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. Tradução Marco Aurélio Nogueira. 14. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.
CAETANO, Maria Raquel; RUÍZ, Samuel Hilcías Carvajal; SANTOS, Arlete Ramos dos. Reformas educativas y redes globales para la educación Latinoamericana. Revista Educação em Questão, Natal, v. 58, n. 56, p. 1-24, abr./jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/21586/13123. Acesso em: 3 maio 2023.
COHN, Gabriel. Alguns problemas conceituais e de tradução em Economia e Sociedade. In: WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília: Universidade de Brasília, 2000.
JASPERS, Karl. Método e visão do mundo em Weber. In: COHN, Gabriel (org.). Sociologia: para ler os clássicos. Rio de Janeiro: Livros técnicos e científicos, 1977.
MCDONALD, Seonaidh. Studying actions in context: a qualitative shadowing method for organizational research. Qualitative Research, v. 5, n. 4, p. 455-473, nov. 2005. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1468794105056923. Acesso em: 30 jan. 2018.
MOREIRA, Claudia Regina Baukat Silveira. SOUZA, Ângelo Ricardo de. A Sociologia Weberiana e sua articulação com a pesquisa em políticas educacionais. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 3, p. 931-949, jul./set. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623653059. Acesso em: 15 set. 2022.
LIMA, Licínio Carlos. A escola como organização e a participação na organização escolar. 2. ed. Braga: Universidade do Minho, 1998.
LIMA, Licínio Carlos. Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública? Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 68, p. 15-28, mar./abr. 2018. Disponível em: DOI: 10.1590/0104-4060.57479. Acesso em: 20 ago. 2022.
PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
PARO, Vitor Henrique. Por dentro da escola pública. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2016.
PIRES, Álvaro. Sobre algumas questões epistemológicas de uma metodologia geral para as ciências sociais. In: POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Tradução Ana Cristina Arantes Nasser. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2018.
SOUZA, Ângelo Ricardo de. A natureza política da gestão escolar e as disputas pelo poder na escola. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 49, jan./abr. 2012. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v17n49/a08v17n49.pdf. Acesso em: 30 jun. 2017.
SOUZA, Ângelo Ricardo de. Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática. Educação em Revista, Curitiba, v. 25, n. 3, p. 123-140, dez. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v25n3/07.pdf Acesso em: 30 jun. 2017.
SOUZA, Ângelo Ricardo de. As condições de democratização da gestão da escola pública brasileira. Ensaio: Avaliação e Políticas públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 27, n. 103, p. 271-290, abr./jun. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002601470. Acesso em: 1º ago. 2022.
TRAGTENBERG, Maurício. Introdução à edição brasileira: atualidade de Weber. In: WEBER, Max. Metodologia das Ciências Sociais. Tradução Augustin Wernet. 5. ed. São Paulo: Cortez; Campinas: Editora Unicamp, 2016.
WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Tradução Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. 4 ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2000.
WEBER, Max. Ciência e política duas vocações. Tradução Leonidas Hegenberg e Octany Silveira da Mora.18. ed. São Paulo: Cultrix, 2011.
YOUNG, Iris Marion. Comunicação e o outro: além da democracia deliberativa. In: SOUZA, Jessé (org.). Democracia hoje: novos desafios para a teoria democrática contemporânea. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Educação em Questão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.