O Tempo e o drama no registro diário e na documentação pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n68ID32758

Palavras-chave:

Educação Infantil, Tempo, Registro Diário, Documentação Pedagógica

Resumo

Uma pergunta desconcertante, um olhar enigmático, um silêncio incômodo, uma baderna endiabrada, um gesto inesperado, uma fala que expõe o saber e o sujeito da cena educativa podem se tornar o ponto de partida para composição de uma pequena narrativa sobre o que fazemos e o que sofremos cotidianamente na companhia das crianças em uma escola da infância. A partir do enlace entre os aportes teóricos provenientes das pedagogias da infância e das críticas literária e teatral, busco neste artigo descrever os três tempos do registro diário e da documentação pedagógica, indicando a possibilidade de transfigurar narrativamente a experiência vivida com as crianças. Sustento ainda que a transfiguração do registro diário em documentação pedagógica constitui uma atitude ético-política, na medida em que, ao trazer à luz do mundo público a experiência vivida entre os sujeitos da cena educativa, expõe os princípios de ação encarnados pelo/a professor/a em sua prática pedagógica.

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Biografia do Autor

Eduardo Pereira Batista, Rede Municipal de Educação de Vinhedo

É Prof. Dr. da Rede Municipal de Educação de Vinhedo (São Paulo). Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Pensamento Contemporâneo (FE-USP) e Membro da Linha Culturas Infantis (FE-Universidade Estadual de Campinas).

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Publicado

05-09-2023

Como Citar

Pereira Batista, E. (2023). O Tempo e o drama no registro diário e na documentação pedagógica. Revista Educação Em Questão, 61(68). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n68ID32758

Edição

Seção

Artigos