Diálogo intercultural a partir de um Projeto Erasmus Plus

aprendizagem centrada no estudante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n70ID34240

Palavras-chave:

Aprendizagem ativa, Estudos interculturais, Erasmus Plus, UNESP

Resumo

O artigo objetiva discutir as possibilidades de internacionalização das ações universitárias com práticas de interculturalidade inferidas desde a implementação de um projeto de extensão de uma universidade pública paulista no contexto de um Projeto Erasmus Plus. Fundamenta-se, teoricamente, na interculturalidade como diálogo e comunicação entre diferentes culturas, reconhecendo a diversidade como um valor em si mesmo, segundo Dussel (2016), Quiroz (2007), Santos (2006), entre outros. O estudo de caso foi a metodologia adotada e as unidades de análise são as formações pedagógicas implementadas com a fundamentação teórico-prática do Projeto Erasmus Plus na ação de extensão Cursinho Pré-Universitário Ferradura, da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Os resultados permitiram sistematizar evidências de colaboração entre distintas culturas. Conclui-se que projetos como o Erasmus, mesmo propostos de modo unilateral, possibilitam estabelecer diálogos internos na universidade e, externamente, com outras instituições universitárias, desde a perspectiva de que o “diferente” pode promover sinergias e o diálogo intercultural.

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Biografia do Autor

Márcia Lopes Reis, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

É prof.ª Dr.ª da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. Integra o Grupo de Estudos da Infância e da Educação Infantil: Políticas e Programas.

Macioniro Celeste Filho, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

É Prof. Dr. da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Instituições Educacionais

Victor Bastos Ventura, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

É Coordenador Discente de Gestão de Pessoas do Cursinho Pré-Universitário Ferradura da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

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Publicado

22-12-2023

Como Citar

Reis, M. L., Celeste Filho, M., & Ventura, V. B. (2023). Diálogo intercultural a partir de um Projeto Erasmus Plus: aprendizagem centrada no estudante. Revista Educação Em Questão, 61(70). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n70ID34240

Edição

Seção

Artigos