Práticas colaborativas com TDIC

inovação curricular em vivências no estágio de docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n71ID35586

Palavras-chave:

Educação híbrida, Tecnologias digitais de informação e comunicação, Práticas pedagógicas, Estágio em docência

Resumo

Avançar na formação de professores por meio de inovações em tempos de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e interconexão digital pode ser um ato revolucionário. Nesse sentido, este artigo descreve a experiência da implementação de TDIC no estágio de docência com uma turma de Pedagogia. Utilizamos as TDIC como recursos mediadores em contexto de espaços híbridos. A questão de pesquisa é: Como foi organizada e experienciada a sequência didática em perspectiva colaborativa com estudantes no componente curricular “Pesquisa e prática pedagógica 3?” O estudo de natureza qualitativa se desenvolveu por meio do modelo lewiniano de aprendizagem experiencial. Os dados são resultados de descrições e narrativas dos pesquisadores sobre o fazer docente. Com base nas inferências desde a experiência, percebemos que as TDIC podem reduzir margens e dualidades. No entanto, as relações mediadas por tecnologias são intensificadas pela intenção afetiva, comunicacional, coordenada e interacional de corresponsabilidades entre os sujeitos.

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Biografia do Autor

Weider Alberto Costa Santos, Universidade Federal de Alagoas

É Doutorando em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino da Universidade Federal de Alagoas. Integra o Grupo de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e a Distância Online.

Luís Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas

É Prof. Dr. da Universidade Federal de Alagoas e do Programa de Pós-Graduação em Educação. É Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação Online e Docente (TICFORPROD).

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Publicado

11-06-2024

Como Citar

Santos, W. A. C., & Mercado, L. P. L. (2024). Práticas colaborativas com TDIC: inovação curricular em vivências no estágio de docência. Revista Educação Em Questão, 62(71). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n71ID35586

Edição

Seção

Artigos