Práticas colaborativas com TDIC
inovação curricular em vivências no estágio de docência
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n71ID35586Palavras-chave:
Educação híbrida, Tecnologias digitais de informação e comunicação, Práticas pedagógicas, Estágio em docênciaResumo
Avançar na formação de professores por meio de inovações em tempos de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e interconexão digital pode ser um ato revolucionário. Nesse sentido, este artigo descreve a experiência da implementação de TDIC no estágio de docência com uma turma de Pedagogia. Utilizamos as TDIC como recursos mediadores em contexto de espaços híbridos. A questão de pesquisa é: Como foi organizada e experienciada a sequência didática em perspectiva colaborativa com estudantes no componente curricular “Pesquisa e prática pedagógica 3?” O estudo de natureza qualitativa se desenvolveu por meio do modelo lewiniano de aprendizagem experiencial. Os dados são resultados de descrições e narrativas dos pesquisadores sobre o fazer docente. Com base nas inferências desde a experiência, percebemos que as TDIC podem reduzir margens e dualidades. No entanto, as relações mediadas por tecnologias são intensificadas pela intenção afetiva, comunicacional, coordenada e interacional de corresponsabilidades entre os sujeitos.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth. Tecnologias na educação: dos caminhos trilhados aos atuais desafios. Bolema, Rio Claro, v. 21, n. 29, p. 99-129, 2008.
AMORIM, Antonio; DUQUES, Maria Luiza Ferreira. Formação de educadores de EJA: caminhos inovadores da prática docente. Educação, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 228-239, maio/ago. 2017.
BENDER, William N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.
BROWN, John Seely. Growing up: digital: How the web changes work, education, and the ways people learn. Change: the magazine of higher learning, v. 32, n. 2, p. 11-20, 2000.
BRUNER, Jerome. The process of education. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1960.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação dos professores e globalização. Porto Alegre: Artmed, 2007.
DOURADO, Luiz Fernando. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica: concepções e desafios. Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, n. 131, p. 299-324, abr./jun. 2015.
ELLIS, Clarence A.; GIBBS, Simon J.; REIN, Gail. Groupware: some issues and experiences. Communications of the ACM, v. 34, n. 1, p. 39-58, 1991.
ESTAGIÁRIO 1. Relato. Maceió (Alagoas), maio 2023.
ESTAGIÁRIO 2. Relato. Maceió (Alagoas), maio 2023.
ESTAGIÁRIO 3. Relato. Maceió (Alagoas), maio 2023.
ESTUDANTE 1. Entrevista. Maceió (Alagoas), abr. 2023.
ESTUDANTE 2. Entrevista. Maceió (Alagoas), abr. 2023.
ESTUDANTE 3. Entrevista. Maceió (Alagoas), abr. 2023.
ESTUDANTE 4. Entrevista. Maceió (Alagoas), abr. 2023.
ESTUDANTE 5. Entrevista. Maceió (Alagoas), abr. 2023.
ESTUDANTE 6. Entrevista. Maceió (Alagoas), abr. 2023.
ESTUDANTE 7. Entrevista. Maceió (Alagoas), abr. 2023.
ESTUDANTE 8. Entrevista. Maceió (Alagoas), abr. 2023.
ESTUDANTE 9. Entrevista. Maceió (Alagoas), abr. 2023.
ESTUDANTE 10. Entrevista. Maceió (Alagoas), abr. 2023.
ESTUDANTE 11. Entrevista. Maceió (Alagoas), abr. 2023.
ESTUDANTE 12. Entrevista. Maceió (Alagoas), abr. 2023.
ESTUDANTE 13. Entrevista. Maceió (Alagoas), abr. 2023.
ESTUDANTE 14. Entrevista. Maceió (Alagoas), abr. 2023.
FILATRO, Andrea. Produção de conteúdo educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
HAWKS, Sharon J. The Flipped Classroom: now or never? AANA Journal, v. 82, n. 4, p. 264-269, 2014.
KOLB, David A. Experientallearning: experience as the source of learning and development. New Jersey: Pearson Education, 2015.
MACHADO, Mércia Freire Rocha Cordeiro; TORRES, Patrícia Lupion Torres. Mediação pedagógica da aprendizagem a distância: princípios e estratégias. Revista Observatório, Palmas, v. 3, n. 4, p. 165-189, jul./set. 2017.
MAILHIOT, Gérald Bernard. Dinâmica e gênese dos grupos: atualidades das descobertas de Kurt Lewin. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.
MICCOLI, Laura. A evolução da pesquisa experiencial: uma trajetória colaborativa. In: MICCOLI, Laura (org.). Pesquisa experiencial em contextos de aprendizagem: uma abordagem em evolução. Campinas: Pontes, 2014.
MITRE, Sandra Minardi.; BATISTA, Rodrigo Siqueira; MENDONÇA, José Márcio Girardi de; PINTO, Neila Maria de Morais; MEIRELLES, Cynthia de Almeida Brandão; PORTO, Cláudia Pinto; MOREIRA, Tânia; HOFFMAN, Leandro Marcial Amaral. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva, v. 13, p. 2.133-2.144, 2008 (sup. 2).
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, Papirus, 2015.
MUKAMA, Evode. Strategizing computer-supported collaborative learning toward knowledge building. International Journal of Education Research, v. 49, p. 1-9, 2010.
NEO, Mai. Developing a collaborative learning environment using a web-based design. Journal of Computer Assisted Learning, v. 19, p. 462-473, 2003.
NIND, Melanie; CURTIN, Alicia; HALL, Kathy. Métodos de pesquisa para a pedagogia. Petrópolis: Vozes, 2019.
PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.
PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2010.
SALES, KathiaMarise Borges; ALBUQUERQUE, Jader Cristiano Magalhães de. Práticas híbridas dos sujeitos aprendentes: uma proposição de modelagem para análise das formas de hibridismo presentes nas instituições formativas. Revista Prâksis, Novo Hamburgo, a. 17, n. 2, maio/ago. 2020. Disponível em: Acesso em: 9 jan. 2024.
SALVADOR, César Coll (org.). Psicologia da educação. Porto Alegre: Penso, 1999.
SANTAELLA, Lucia. Humanos hiperhíbridos: linguagens e cultura na segunda era da internet. São Paulo: Paulus, 2021. E-book.
SIEBEL, Thomas M. Transformação digital: como sobreviver e prosperar em uma Era de extinção em massa. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021.
SILVA, Silvia Maria Cintra da; ALMEIDA, Célia Maria de Castro; FERREIRA, Sueli. Apropriação cultural e mediação pedagógica: contribuições de Vygotsky na discussão do tema. Pedagogia em Estudo, Maringá, v. 16, n. 2, p. 219-228, abr./jun. 2011.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.
TORRES, Patrícia Lupion; IRALA, Esrom Adriano. Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. In: TORRES, Patrícia Lupion (org.). Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: Senar, 2014,
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Penso, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação em Questão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.