Equipamentos de tecnologia assistiva e acessibilidade em bibliotecas universitárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n74ID35904

Palavras-chave:

Biblioteca universitária, Equipamentos de biblioteca, Apoio à pessoa com deficiência, Tecnologia assistiva

Resumo

O estudo objetivou analisar, em bibliotecas públicas universitárias, as formas de seleção e aquisição de equipamentos de tecnologia assistiva, sua modernização, treinamento para o uso e demanda dos serviços. A pesquisa foi realizada por visitas in loco e por meio de grupo de discussão online com 24 bibliotecárias e atendentes das bibliotecas. Os dados das interações verbais foram analisados por categorias temáticas e incluídos aqueles observados nas visitas. Os resultados indicaram que a aquisição de equipamentos tem ocorrido por meio de um kit composto por: microcomputador com softwares específicos, scanners, lupa eletrônica e impressora Braille. A modernização das bibliotecas indicou, principalmente, uma melhor estruturação da arquitetura acessível. Os participantes relataram que o treinamento para operar os equipamentos da biblioteca ocorreu em mais de uma oportunidade. A demanda pelos serviços foi um tema muito discutido, principalmente, em relação à ociosidade dos equipamentos de tecnologia assistiva, fato que preocupa as bibliotecárias.

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Biografia do Autor

Eduardo José Manzini, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

É Prof. Dr. do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". É Líder do Grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais. Pesquisador do CNPq-1A

Danielle da Silva Pinheiro Wellichan, Rede de Ensino Municipal e Estadual de Bauru

É Prof.ª Dr.ª da Rede de Ensino Municipal e Estadual de Bauru. Integra o Grupo de Trabalho em Acessibilidade em Bibliotecas da Federação Brasileira das Associações de Bibliotecários.

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Publicado

13-11-2024

Como Citar

Manzini, E. J. ., & Wellichan, D. da S. P. (2024). Equipamentos de tecnologia assistiva e acessibilidade em bibliotecas universitárias. Revista Educação Em Questão, 62(74). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n74ID35904

Edição

Seção

Artigos