Bases para pensar a inteligência artificial e a aprendizagem escolar e organizacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n72ID36032

Palavras-chave:

Inteligência artificial, Meios digitais, Educação, Processo educativo, Aprendizagem

Resumo

Este ensaio teve por objetivo evidenciar alertas e recomendações voltados para o emprego da inteligência artificial (IA) em processos educativos, educacionais e organizacionais, considerando seus impactos por meio de experiências e avaliações procedidas e divulgadas por estudos analisados por autores provenientes de instituições do Canadá, China, Coreia do Sul, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Nova Zelândia, Rússia e Brasil. Está caracterizado como um ensaio descritivo bibliográfico, que se baseou, principalmente, no estudo de Chassignol, Khoroshavin, Klimova e Bilyatdinova (2018) e, entre outras pesquisas originais, na obra de Shah (2023), com foco nos impactos da IA na educação. Resta-nos aguardar como a aplicação da IA será admitida nos processos produtivos e educativos para se conhecerem as novas atribuições reservadas ao contingente humano, e sem esquecer que, mesmo com os benefícios impactantes oferecidos pela IA, a atuação humanizada do professor ainda não pode ser preterida do processo educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Sueth, Universidade Federal Fluminense

É Prof. Dr. da Universidade Federal Fluminense. Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (NEPES).

Referências

APPEN. Relatório anual sobre o estado da IA da Appen – 2021. Disponível em <https://appen.com/press-release/2021-state-of-ai/> Acesso em: 3 set. 2023.

BIDARRA, José; SIMONSEN, Henrik Kohler; HOLMES, Wayne. Artificial intelligence in teaching (AIT): a road map for future developments. Comissão Europeia, 2020. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/ 342214907_Artificial_Intelligence_in_Teaching_AIT_A_road_map_for_future_developments>. Acesso em: 3 set. 2023.

CHASSIGNOL, Maud; KHOROSHAVIN, Aleksandr; KLIMOVA, Alexandra; BILYATDINOVA, Anna. Artificial intelligence trends in education: a narrative overview (Tendências da Inteligência Artificial na educação: um panorama narrativo). Procedia Ciência da Computação, v. 136, p. 16-24. 2018, Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/ S1877050918315382> Acesso em: 3 set. 2023.

CHEN, Lijia; CHEN, Pingping; LIN, Zhijian. Artificial intelligence in education: A review. Ieee Access, v. 8, p. 75264-75278, 2020. Disponível em: <https://ieeexplore.ieee.org/ abstract/document/9069875> Acesso em: 3 set. 2023.

COMENIUS, Iohannis Amós. Didáctica Magna. Fundação Calouste Gulbenkian. eBooksBrasil.com. 2001. Disponível em: <https://www2.unifap.br/edfisica/ files/2014/12/A_didactica_magna_COMENIUS.pdf> Acesso em: 20 maio 2023.

DENES, Gyorgy. Um estudo de caso do uso de IA para previsão de notas do Certificado Geral de Educação Secundária (GCSE) em uma escola independente seletiva na Inglaterra. Computers and Education: artificial intelligence. 2023. (v. 4). Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/ science/article/pii/S2666920X23000085> Acesso em: 3 set. 2023.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GONSALES, Priscila. Inteligência artificial, educação e pensamento complexo: caminhos para religação de saberes. 2022. Dissertação (Mestrado) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo: 2022.

HUTCHINS, David. AI boosts personalized learning in higher education. EdTech, 2017.

KING, Michael, CAVE, Richard, FODEN, Mike, STENT, Matthew. Personalised education: from curriculum to career with cognitive systems. IBM Education, 2016.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

MA, Wenting; ADESOPE, Olusola; NESBIT, John; LIU, Qing Liu. Intelligent Tutoring Systems and Learning Outcomes: a Meta-Analysis. Journal of Educational Psychology. American Psychological Association, 2014. Disponível em: <https://www.apa.org/ pubs/journals/features/edu-a0037123.pdf> Acesso em: 3 set. 2023.

MARTIN, Brent; KIRKBRIDE, Tracy; MITROVIC, Antonija; HOLLAND, Jay; ZAKHAROV, Konstantin. An intelligent tutoring system for medical imaging. (2023). Disponível em: <https://ir.canterbury.ac.nz/server/api/core/bitstreams/ 424b9572-44d0-44cb-bf6d-62da20c4db49/content> Acesso em: 3 set. 2023.

MARTÍNEZ, Miguel; RIGUEIRA-DÍAZ, Xurxo; LARRAÑAGA-JANEIRO, Ana; MARTÍNEZ-TORRES, Javier; OCARRANZA-PRADO; KREIBEL, Denis. Impacto da inteligência artificial nos métodos de avaliação na educação primária e secundária: revisão sistemática da literatura. Revista de Psicodidática, v. 28, n. 2,. p. 93-103, jul./dez. 2023. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/ S1136103423000114> Acesso em: 1º set. 2023.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução Eliane Lisboa. Porto Alegre: Sulina, 2011.

MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Tradução Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2015.

NEWTON Cassey. Can AI fix education? We asked Bill Gates. The Verge. 2016. Disponível em: <https://www.theverge.com/2016/4/25/11492102/bill-gates-interview-education-software-artificial-intelligence> Acesso em: 3 set. 2013.

PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe. Implicações e teorizações dos usos das IA generativas na educação. Revista Cult. p. 20-22, set. 2023 (Dossiê Inteligência artificial). Disponível em: <https://revistacult.uol.com.br/home/ia-generativas-educacao/> Acesso em: 5 set. 2023.

SHAH, Priten. AI and the future of education − teaching in the age of artificial intelligence (IA e o futuro da educação − ensinando na era da inteligência artificial). Hoboken/New Jersey: Jossey-Bass; John Wiley & Sons, Inc., 2023.

SUETH, Robson; FERRAZ, André. AISPA − Avaliação intersubjetiva, simétrica e pluridimensional da aprendizagem na perspectiva habermasiana do agir comunicativo. In: SILVA, Américo Junior Nunes da; SOUZA, Ilvanete dos Santos de; LIMA, Reinaldo Feio Lima (org.). Educação e a apropriação e reconstrução do conhecimento científico. Ponta Grossa: Editora Atena, 2020 (v. 2).

TABLEAU.COM. Disponível em: <https://www.tableau.com/data-insights/ai/ advantages-disadvantages#:~:text=The%20next%20disadvantage%20of%20AI,in %20any%20overly%20artistic%20field> Acesso em: 3 set. 2023.

VERGARA, Sylvia. Metodologia de pesquisa em administração. 4ed. São Paulo: Atlas, 2010.

WANG, Dongqing; HAN, Hou; ZHAN, Zehui; XU, Jun; LIU, Quanbo; REN, Guangjie. A problem solving oriented intelligent tutoring system to improve students’ acquisition of basic computer skills. Computers & Education. 2015. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0360131514002231> Acesso em: 3 set. 2023.

Publicado

05-07-2024

Como Citar

Sueth, R. (2024). Bases para pensar a inteligência artificial e a aprendizagem escolar e organizacional. Revista Educação Em Questão, 62(72). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n72ID36032

Edição

Seção

Artigos