A perspectiva ontológico-materialista da subjetividade

contribuições para as pesquisas em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n73ID36154

Palavras-chave:

Subjetividade. Individualidade. Ontologia do Ser Social. Educação.

Resumo

O artigo analisa a problemática da subjetividade tendo por subsídio a perspectiva ontológico-materialista. Realizamos uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, utilizando como referência a Ontologia do Ser Social (Lukács, 2010 e 2013) para a compreensão da dimensão subjetiva na análise do trabalho e da reprodução, no desenvolvimento da categoria individualidade. Também utilizamos artigos de teóricos brasileiros (Vaisman, 2009; Silveira, 2002; Lessa, 1997; Carli, 2013, Chagas, 2013; Tonet, 2012; Saviani, 2003; e Duarte, 2013) que promoveram essas reflexões sob o prisma do materialismo histórico, perspectiva teórica que orienta nossa investigação e exposição. Os resultados demonstraram que há uma discussão aprofundada sobre a subjetividade em Lukács, decifrando a totalidade de temas complexos que apresentam implicações para a educação. Assim, o texto apresenta fundamentos conceituais/categoriais que contribuem com as investigações. Também permite decifrar o potencial emancipador das subjetividades na práxis educativa, na relação entre a educação e o compromisso ético-transformador, voltando-se ao desenvolvimento da individualidade para si.

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Biografia do Autor

Liliane Santos Tobias, Universidade Federal da Paraíba

É Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Integra o Grupo de Pesquisa Exclusão, Inclusão e Diversidade. É Bolsista Capes

Wilson Honorato Aragão, Universidade Federal da Paraíba

É Prof. Dr. da Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Integra o Grupo de Pesquisa Exclusão, Inclusão e Diversidade.

Referências

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Publicado

12-09-2024

Como Citar

Tobias, L. S. ., & Aragão, W. H. . (2024). A perspectiva ontológico-materialista da subjetividade: contribuições para as pesquisas em educação. Revista Educação Em Questão, 62(73). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n73ID36154

Edição

Seção

Artigos