A perspectiva ontológico-materialista da subjetividade
contribuições para as pesquisas em educação
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n73ID36154Palavras-chave:
Subjetividade. Individualidade. Ontologia do Ser Social. Educação.Resumo
O artigo analisa a problemática da subjetividade tendo por subsídio a perspectiva ontológico-materialista. Realizamos uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, utilizando como referência a Ontologia do Ser Social (Lukács, 2010 e 2013) para a compreensão da dimensão subjetiva na análise do trabalho e da reprodução, no desenvolvimento da categoria individualidade. Também utilizamos artigos de teóricos brasileiros (Vaisman, 2009; Silveira, 2002; Lessa, 1997; Carli, 2013, Chagas, 2013; Tonet, 2012; Saviani, 2003; e Duarte, 2013) que promoveram essas reflexões sob o prisma do materialismo histórico, perspectiva teórica que orienta nossa investigação e exposição. Os resultados demonstraram que há uma discussão aprofundada sobre a subjetividade em Lukács, decifrando a totalidade de temas complexos que apresentam implicações para a educação. Assim, o texto apresenta fundamentos conceituais/categoriais que contribuem com as investigações. Também permite decifrar o potencial emancipador das subjetividades na práxis educativa, na relação entre a educação e o compromisso ético-transformador, voltando-se ao desenvolvimento da individualidade para si.
Downloads
Referências
Carli, Ranieri. Práxis, consciência e individualidade na filosofia marxista. Prometheus - Journal of Philosophy, 2(4), 2013. DOI: https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v2i4.735.
Chagas, Eduardo. O Pensamento de Marx sobre a Subjetividade. Revista Trans/Form/Ação, Marília, v. 36, n. 2, 63-84, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-31732013000200005.
Duarte, Newton. A Pedagogia Histórico-crítica e a formação da individualidade para si. Revista Germinal: Marxismo E educação Em Debate, Salvador, 5(2), 59–72, 2013. DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9699.
Lessa, Sergio. O reflexo como “não-ser” na ontologia de Lukács: uma polêmica de décadas. Revista Crítica Marxista, v.1, n.4, 89-112, 1997. Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/criticamarxista/arquivos_biblioteca/artigo26Artigo5.pdf. Acesso em: 23 fev. 2024.
Lukács, György. Prolegômenos para uma ontologia do ser social: questões de princípios para uma ontologia hoje tornada possível. 1. ed. Tradução: Lya Luft e Rodnei Nascimento. São Paulo: Boitempo, 2010.
Lukács, György. Para uma ontologia do ser social II. 1. ed. Tradução: Nélio Schneider, Ivo Tonet e Ronaldo Vielmi Fortes. São Paulo: Boitempo, 2013.
Marx, Karl. Contribuição à crítica da economia política. 2. ed. Tradução: Florestan Fernandes. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
Marx, Karl; Engels, Friedrich. A ideologia alemã. 1. ed. Tradução: Alvaro Pina. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
Netto, José Paulo. Introdução ao método da teoria social. In: CFESS/ABEPSS (org.). Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. (p. 668-700). Brasília: CEAD/UnB, 2009.
Netto, José Paulo. Para a crítica da Vida Cotidiana. In: Netto, José Paulo; Carvalho, Maria do Carmo Brant de (org.). Cotidiano: conhecimento e crítica.10. ed. (p. 65- 89). São Paulo: Cortez, 2012.
Saviani, Dermeval. Perspectiva marxiana do problema subjetividade-intersubjetividade. REP - Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 10, n. 2, 77-97, 2003. DOI: https://doi.org/10.5335/rep.v10i2.14725.
Silveira, Maria Lídia Souza da. Algumas notas sobre a temática da subjetividade no âmbito do marxismo. Revista Outubro, n. 7, 103-113, 2002. Disponível em: http://outubrorevista.com.br/wp-content/uploads/2015/02/Revista-Outubro-Edic%CC%A7a%CC%83o-7-Artigo-08.pdf. Acesso em: 24 jan. 2024.
Tertulian, Nicolas. Uma apresentação à Ontologia do ser social, de Lukács. Revista Archivum, p. 54-69, 1984. Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/criticamarxista/arquivos_biblioteca/artigo18Art1.4.pdf. Acesso em: 18 fev. 2024.
Tonet, Ivo. Educação e ontologia marxiana. Revista HISTEDBR On-line, v. 11, n. 41, 135-145, 2012. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639900.
Vaisman, Ester. Marx e Lukács e o problema da individualidade: algumas aproximações. Revista Perspectiva, Florianópolis, 27(2), 441-459, 2009. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n2p441.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação em Questão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.