A pós-graduação profissional brasileira

entre o desenvolvimento de uma nova vertente e a distinção da diplomação existente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n72ID36449

Palavras-chave:

Mestrado e doutorado profissional, Perspectiva bourdiesiana, Diploma e distinção, Eufemismos da profissionalização

Resumo

Com a aprovação do doutorado profissional, em 2017, a pós-graduação brasileira passa a ter uma subdivisão consolidada em mais uma esfera, a acadêmica e a profissional. O objetivo deste trabalho, decorrente de pesquisa bibliográfica, é analisar, sob a ótica bourdieusiana, se esta abertura da PG ao campo profissional se configura em uma perspectiva dicotômica, no sentido de privilegiar determinada área do conhecimento dentro do campo acadêmico, em detrimento de outra, incorrendo em uma distinção (Bourdieu, 2007) da diplomação tradicional existente na área acadêmica em contrapartida à aceitação da área profissional. Uma vez que o Estado se desobrigou de financiar esses Programas, seu caráter formativo profissional fica sujeito às diretrizes financeiras dos agentes envolvidos nas propostas de pesquisa. Portanto, faz-se necessário separar os discursos advindos de nichos de resistência em favor do mestrado e doutorado acadêmicos da crítica realizada por meio de investigações embasadas e contextualizadas, para não se incorrer em discursos sem fundamentação.

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Biografia do Autor

Philippe Drumond, Universidade Federal de Santa Catarina

É Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Integra o Grupo de Pesquisas Trabalho e Conhecimento na Educação Superior (TRACES) e o Grupo de Pesquisa Educação, Conhecimento e Processos Educativos (UFV).

Lucídio Bianchetti, Universidade Federal de Santa Catarina

É Prof. Dr. do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Integra o Grupo de Pesquisas Trabalho e Conhecimento na Educação Superior (TRACES).

Ione Ribeiro Valle, Universidade Federal de Santa Catarina

É Prof.ª Dr.ª do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Integra o Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina (GPEFESC/CNPq) e o Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB/CNPq).

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Publicado

07-08-2024

Como Citar

Drumond, P., Bianchetti, L., & Valle, I. R. (2024). A pós-graduação profissional brasileira: entre o desenvolvimento de uma nova vertente e a distinção da diplomação existente. Revista Educação Em Questão, 62(72). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n72ID36449

Edição

Seção

Artigos