A pós-graduação profissional brasileira
entre o desenvolvimento de uma nova vertente e a distinção da diplomação existente
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n72ID36449Palavras-chave:
Mestrado e doutorado profissional, Perspectiva bourdiesiana, Diploma e distinção, Eufemismos da profissionalizaçãoResumo
Com a aprovação do doutorado profissional, em 2017, a pós-graduação brasileira passa a ter uma subdivisão consolidada em mais uma esfera, a acadêmica e a profissional. O objetivo deste trabalho, decorrente de pesquisa bibliográfica, é analisar, sob a ótica bourdieusiana, se esta abertura da PG ao campo profissional se configura em uma perspectiva dicotômica, no sentido de privilegiar determinada área do conhecimento dentro do campo acadêmico, em detrimento de outra, incorrendo em uma distinção (Bourdieu, 2007) da diplomação tradicional existente na área acadêmica em contrapartida à aceitação da área profissional. Uma vez que o Estado se desobrigou de financiar esses Programas, seu caráter formativo profissional fica sujeito às diretrizes financeiras dos agentes envolvidos nas propostas de pesquisa. Portanto, faz-se necessário separar os discursos advindos de nichos de resistência em favor do mestrado e doutorado acadêmicos da crítica realizada por meio de investigações embasadas e contextualizadas, para não se incorrer em discursos sem fundamentação.
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