Currículo e avaliação na América Latina

neoliberalismo, padronização educacional e interferência externa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n73ID36478

Palavras-chave:

Educação, Currículo, América Latina, Neoliberalismo

Resumo

Este artigo analisa o currículo escolar na América Latina, com as especificidades do Brasil, do Chile e da Bolívia. Realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental, que evidencia leis e relatórios da análise curricular do Estudo Regional Comparativo e Explicativo, bem como outros documentos que versam sobre o currículo. A investigação aponta a força do neoliberalismo no contexto latino-americano, estimulando uma organização que padroniza o currículo educacional, visando favorecer as avaliações em larga escala e, por conseguinte, caminha na contramão da preservação e do respeito à diversidade e à pluralidade social e cultural. O estudo identifica a Unesco como uma agência internacional indutora das reformas educacionais e curriculares, atreladas à participação das escolas nas avaliações internacionais e na criação de instrumentos próprios de avaliação como forma de monitorar a qualidade da educação nos países latino-americanos. Os resultados revelam movimentos que assumem um contraponto ao neoliberalismo e destaca vozes dissonantes à lógica do capital na educação.

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Biografia do Autor

Juliana Fatima Serraglio Pasini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É Prof.ª Dr.ª da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE/PR), o Grupo de Pesquisa em Gestão Escolar (GPGE) e Grupo de Estudos e Pesquisa na/para Infância (GEPEI).

Juliana Franzi, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

É Prof.ª Dr.ª da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Integra o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação na América Latina (EDUCAL) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE/PR).

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Publicado

12-09-2024

Como Citar

Pasini, J. F. S., & Franzi, J. . (2024). Currículo e avaliação na América Latina: neoliberalismo, padronização educacional e interferência externa. Revista Educação Em Questão, 62(73). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n73ID36478

Edição

Seção

Artigos