A morte em palavras e imagens em livros ilustrados latino-americanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n73ID36514

Palavras-chave:

Morte, Livro ilustrado, Multimodalidade, América Latina

Resumo

Este artigo aborda o tema da morte em três livros ilustrados latino-americanos, explorando aspectos do contexto cultural de cada país. Es así (2010), de Paloma Valdivia (Chile), Camino a casa (2010), de Jairo Buitrago (Colômbia) e Rafael Yockteng (Peru) e Só um minutinho (2006), de Yuyi Morales (México). A fundamentação teórica se sustenta nos seguintes conceitos: livro ilustrado contemporâneo e suas categorizações, em Belmiro (2008), Nikolajeva e Scott (2011); multimodalidade, em Kress (2010), Kress e van Leuween (2001); e diferentes abordagens sobre a morte, em Kovács (2003); Paiva (2008). As análises se baseiam no método contrastivo que ressalta diferentes estratégias narrativas. Os dados revelam que a relação palavra-imagem nos livros analisados articula ética e estética, produzindo eventos de linguagem que evidenciam a importância do contexto histórico e cultural na compreensão das obras mencionadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Guzzo de Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais

É Prof.ª Dr.ª da Universidade Federal de Minas Gerais e da Faculdade de Educação. Integra o Grupo de Pesquisa do Letramento Literário e o Grupo de Estudo e Pesquisa em Literatura Infantil.

Celia Abicalil Belmiro, Universidade Federal de Minas Gerais

É Prof.ª Dr.ª da Universidade Federal de Minas Gerais e da Faculdade de Educação. Integra o Grupo de Pesquisa do Letramento Literário. É Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Literatura Infantil.

Luíza Santana Chaves, Universidade Federal de Minas Gerais

É Prof.ª Dr.ª da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Mestrado Profissional em Letras. Integra o Grupo de Pesquisa do Letramento Literário e o Grupo de Estudo e Pesquisa em Literatura Infantil

Referências

AGÊNCIA EFE. Escritor colombiano retrata dura realidade latino-americana em livro infantil. São Paulo, 14 jun. 2013. Disponível em: <https://glo.bo/144XxVn>. Acesso em: 22 maio 2023.

ALMEIDA, Tatyane Andrade. Leituras do livro infantil ilustrado: a mediação inerente a livros premiados pela FNLIJ na categoria Criança. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Unversidade Federal de Minas Gerais, 2016.

BECKETT, Sandra. Crossover fiction: global and historical perspectives. New York/London: Routledge, 2009.

BELMIRO, Celia Abicalil; MACIEL, Francisca Izabel Pereira. “Onde está a literatura? Onde estão os leitores? Onde está a leitura?” In: BELMIRO, Celia Abicalil; MACIEL, Francisca Izabel Pereira; BAPTISTA, Mônica Correia; MARTINS, Aracy Alves. Onde está a literatura? Seus espaços, seus leitores, seus textos, suas leituras. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação do cômico. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1983.

BUITRAGO, Jairo Camino a casa. Ilustrações Rafael Yockteng. México: Fondo de Cultura Económica, 2008.

BUITRAGO, Jairo; YOCKTENG, Rafael. A caminho de casa. Tradução Fabio Weintraub. São Paulo: Editora UDP, 2010.

BUITRAGO, Jairo; YOCKTENG, Rafael. A caminho de casa. Tradução Fabio Weintraub. 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2017.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: (mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números). 21. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2007.

EVANGELISTA, Aracy Martins. Literatura infantil e textualidade. Literatura infantil na escola: leitores e textos em construção. Intermédio. Cadernos Ceale, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, maio, 1996.

GARCÍA-GONZÁLEZ, Macarena. Narrando la dictadura a la infancia. Imágenes que trafican significados. Revista Catedral Tomada: Revista de Crítica Literaria Latinoamericana. v. 5 n. 9, p .84-108, 2017 (Dossier: Cine y los imaginarios simbólicos en América Latina).

GUALBERTO, Clarice.; KRESS, Gunther. ‘Social Semiotics’. In: HOBBS, Renne.; MIHAILIDIS, Paul. (Ed.) International Encyclopedia of Media Literacy. New York: Wiley-Blackwell, 2019. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/325764226_Social_Semiotics> Acesso em: 9 maio de 2024.

GRIMALDO, Ginna Paola Ortiz. Enseñanza de la historia del conflicto armado a partir de la obra de Jairo Buitrago y otras narrativas de infancia, en estudiantes del ciclo V de la I.E.D Gerardo Molina Ramírez de la localidad de Suba. Trabajo de grado para optar por el título de Licenciada en Ciencias Sociales. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional. 2022. Disponível em: <http://upnblib.pedagogica.edu.co/handle/20.500.12209/17083> Acesso em: 24 maio 2023.

JERÓNIMO, N. A. Humor na sociedade contemporânea. 268f. 2015. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade da Beira Interior, Covilhã, 2015. In: PINCELLI, Renato; AMÉRICO, Marcos. Apontamentos teóricos sobre o humor e seus recursos. Fórum linguistico, Florianópolis, v. 16, n. 4, p. 4217-4228, out./dez. 2019.

KOVÁCS, Maria Julia. Educação para a morte. Temas e reflexões. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

KRESS, Gunther. Multimodality: a semiotic approach to contemporary communication. New York: Routledge, 2010.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London/New York: Arnold; Oxford University Press, 2001.

MORALES, Yuyi. Só um minutinho: um conto de esperteza num livro de contar. Tradução Ana Maria Machado. Porto Alegre: FTD, 2006.

NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. Tradução Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

PAIVA, Aparecida. A produção literária para crianças: onipresença e ausência das temáticas. In: PAIVA, Aparecida; SOARES, Magda (org.). Literatura infantil: políticas e concepções. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

PAULINO, Maria das Graças R. Reprovando o trágico. Revista Mal-estar e Subjetividade, Fortaleza, v. 8, n. 3, p. 803-828, set. 2008.

PINCELLI, Renato; AMÉRICO, Marcos. Apontamentos teóricos sobre o humor e seus recursos. Fórum linguistico. Florianópolis, v. 16, n. 4, p. 4217-4228, 2019.

TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. São Paulo: Perspectiva, 1975.

VALDIVIA, Paloma. Es así. Ciudad de México: Fondo de Cultura Económica, 2010.

VALDIVIA, Paloma. É assim. Tradução Graziela Pinto. São Paulo: SM, 2012.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e criatividade na infância. Tradução João Pedro Fróis. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

Publicado

12-09-2024

Como Citar

Almeida, E. G. de, Belmiro, C. A., & Chaves, L. S. . (2024). A morte em palavras e imagens em livros ilustrados latino-americanos. Revista Educação Em Questão, 62(73). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n73ID36514

Edição

Seção

Artigos