As condições do trabalho docente e as políticas de reestruturação produtiva do capital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n73ID36751

Palavras-chave:

Trabalho, Condições de trabalho docente, Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Reestruturação capitalista

Resumo

O estudo aborda condições de trabalho docente no contexto das políticas de reestruturação capitalista. Trata-se de uma seção da tese de doutorado revisada, atualizada e com alguns acréscimos. O objetivo foi analisar a conformidade do trabalho docente na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) com os interesses do capitalismo. A construção textual fundamentou-se em autores clássicos, como Marx e Engels (1998), e autores contemporâneos, como Freire (2005), Adorno (1995) e Saviani (2007). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com base em análise documental, pesquisa de campo, observação, questionário e entrevista semiestruturada. Os resultados revelaram que de um lado há um discurso que sustenta a universalização da educação e a formação dos docentes. De outro, há um controle sobre a escola e a formação dos professores para que se convertam aos interesses do projeto do capital. Revelou, ainda, que o trabalho docente na EJAI é secundarizado e realizado sob orientação do capitalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Rosilene Maués Gomes, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

É Prof.ª Dr.ª do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. É Vice líder do Grupo de Pesquisa em Educação Básica Interdisciplinar da Amazônia Tocantina.

Carlos Nazareno Ferreira Borges, Universidade Federal do Pará

É Prof. Dr. do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa, Lazer e Ludicidade.

Referências

ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

ASSUNÇÃO, Ada Ávila.; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Condições de trabalho docente. (Verbete). In: OLIVEIRA, Dalila Andrade.; DUARTE, Adriana Maria Cancella; VIEIRA, Lívia Maria Fraga. (org.). Dicionário de trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1996.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC,1996.

CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo; BRITO, Fabiana Érica de. As condições do trabalho docente em tempos de reestruturação produtiva: foco na educação básica no RN. In: CABRAL NETO, Antônio.; OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Maria Fraga (org.). Trabalho docente: desafios no cotidiano educação básica. Campinas: Mercado de Letras, 2013.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

COORDENADORA Geovana. Entrevista. Abaetetuba (Pará), 15 set. 2019. COORDENADORA Izabela. Entrevista. Abaetetuba (Pará),18 set. 2019.

FANFANI, Emílio Tenti. Condição docente. In: DUARTE, Adriana Maria; OLIVEIRA, Dalila. Andrade.; VIEIRA, Lívia. Maria Fraga. (org.). Dicionário de trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

GASPARINI, Sandra Maria; BARRETO Sandhi Maria.; ASSUNÇÃO Ada Ávila. O professor, as condições de trabalho e os efeitos sobre sua saúde. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 189-199, maio/ago. 2005. Disponível em: file:///C:/Users/ROSA/Downloads/O_professor_as_condicoes_de_trabalho_e_os_efeitos_.pdf. Acesso em: 17 jan. 2023.

HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, maio/jun./jul./ago. 2000. Disponível em: http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE14/RBDE14_08_SERGIO_HADDAD_E_MAR IA_CLARA_DI_PIERRO.pdf. Acesso em: 3 abr. 2012.

HYPÓLITO, Álvaro Luiz Moreira. Trabalho docente na educação básica no Brasil: as condições de trabalho. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Fraga (org.). Trabalho na Educação Básica: a condição docente em sete estados brasileiros. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.

LESSA, Sérgio; TONET, Ivo. Introdução à filosofia de Marx. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

MACEDO, Valcinete Pepino de; NETO, Antônio Cabral. Condições de trabalho docente: ângulos da situação em escolas da rede municipal de Natal. In: NETO, Antônio Cabral; OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Fraga. (org.). Trabalho docente: desafios no cotidiano da Educação Básica. São Paulo: Mercado de Letras, 2013.

MIGLIAVACCA, Adriana. Condições de trabalho do professor. In: DUARTE, Adriana Maria Cancella; OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Maria Fraga. (org.). Dicionário de trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010.

MANACORDA, Mário Alighiero. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. Tradução Gaetano Lo Monaco. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MARX, Karl.; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Tradução Luís Cláudio de Castro e Costa. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1127-1144, set./dez. 2004. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 20 ago. 2020.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Trabalho docente. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Maria Cancella; VIEIRA, Lívia Maria Fraga. (org.). Dicionário de trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010.

OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Maria Fraga. Condições de trabalho docente: uma análise a partir de dados de sete estados brasileiros. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Maria Fraga (org.). Trabalho na Educação Básica: a condição docente em sete estados brasileiros. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Florestan Fernandes. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 39. ed. São Paulo: Autores Associados, 2007.

SILVA, Mônica Ribeiro da; ABREU, Cláudia Barcelos de Moura. Reformas para quê? As políticas educacionais nos anos de 1990, o “novo projeto de formação” e os resultados das avaliações nacionais. Perspectiva, Florianópolis, v. 26, n. 2, p. 523-550, jul./dez. 2008. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/5831/e4a4833ef4b899a30764b9a79640a8701b36.pdf. Acesso em: 17 jan .2023.

Publicado

01-11-2024

Como Citar

Gomes, M. R. M., & Borges, C. N. F. . (2024). As condições do trabalho docente e as políticas de reestruturação produtiva do capital. Revista Educação Em Questão, 62(73). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n73ID36751

Edição

Seção

Artigos