Experiências de leituras (literárias) no processo de tornar-se professora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n74ID36819

Palavras-chave:

Leituras, Professoras, Vivência de leitura, Experiência de leitura

Resumo

Originado da tese de doutorado intitulada "Tornar-se leitora: Percursos de professoras", este artigo tem como objetivo explanar e analisar tipos de leitura que um grupo de professoras de São Domingos do Sul, Rio Grande do Sul, realiza. O procedimento metodológico empregado para a construção de dados foi a entrevista semiestruturada com aberturas narrativas e, para a análise, foi utilizada a Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2016). Leituras, no plural, é uma das categorias que emerge das narrativas das professoras, pois cada qual lê à sua maneira, no seu ritmo, no seu tempo, no seu espaço. Destaca-se como resultados deste artigo que as professoras mostram as diferentes leituras possíveis, que acontecem ao longo da vida, assim como as várias compreensões de leitura. Os tempos de vida – infância, juventude, vida profissional, aposentadoria – e as experiências que acompanham cada fase marcam e dão compasso às leituras realizadas: leitura-tempo; leitura-falta-de-tempo; leitura-experiência; leitura-prática; leitura-técnica; leitura-passatempo; leitura de mundo; leitura inserida na vida.

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Biografia do Autor

Diana Lusa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

É Prof.ª Dr.ª do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Veranópolis-Brasil). Integra o Grupo de Pesquisa Observatório de leitura e de literatura.

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul

É Prof.ª Dr.ª do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura da Universidade de Caxias do Sul (Rio Grande do Sul-Brasil). Integra o Grupo de Pesquisa Observatório de leitura e de literatura.

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Publicado

08-11-2024

Como Citar

Lusa, D., & Ramos, F. B. . (2024). Experiências de leituras (literárias) no processo de tornar-se professora. Revista Educação Em Questão, 62(74). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n74ID36819

Edição

Seção

Artigos