A inclusão de estudantes negros nas universidades federais do Rio Grande do Sul e a perspectiva da justiça social pela Lei de Cotas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n74ID37217

Palavras-chave:

Justiça social, Ações afirmativas, Lei de Cotas, Universidade federal

Resumo

Este artigo analisa a política de ações afirmativas na educação superior, segundo a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) e seus efeitos na democratização do acesso e promoção da justiça social para estudantes negros nas universidades federais do Rio Grande do Sul. Enfatiza as medidas redistributivas e de reconhecimento para combater as injustiças econômicas e culturais com dados do Censo da Educação Superior (Inep) de 2012 a 2019 sobre a matrícula, ingresso e diplomação de estudantes negros interpretados à luz da teoria de justiça social de Nancy Fraser (2006, 2007). Os resultados indicam uma significativa inclusão de estudantes negros após a Lei de Cotas, evidenciando sua eficácia na promoção da justiça social. A conclusão destaca que a Lei de Cotas ampliou o acesso de grupos marginalizados e aponta que ações complementares de assistência estudantil e valorização da diversidade racial e cultural, assim como o monitoramento contínuo da política em âmbito institucional e nacional, são essenciais para garantir a permanência e o sucesso acadêmico desses estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayara de Souza Dadda, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integra o Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação.

Maria Beatriz Luce, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É Prof.ª Dr.ª da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Universidade Federal do Pampa. É Co-Líder do Núcleo de Estudo de Política e Gestão da Educação.

Referências

BATISTA, Neusa Chaves. Políticas públicas de ações afirmativas para a Educação Superior: o conselho universitário como arena de disputas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 23, n. 86, p. 95-128, fev. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000100004.

BATISTA, Neusa Chaves. Cotas para o acesso de egressos de escolas públicas na Educação Superior. Pro-Posições, Campinas, v. 29, n. 3, p. 41-65, set. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2015-0158.

BATISTA, Neusa Chaves; FIGUEIREDO, Hodo Apolinário Coutinho de. Comissões de Heteroidentificação Racial para Acesso em Universidades Federais. Caderno de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 177, p. 865-881, jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/198053147264.

BIELSCHOWSKY, Carlos Eduardo; MINHOTO, Maria Angélica Pedra; DIAS, André Luiz Vieira; SILVA, Cláudia Guedes de Araújo. Reserva de Vagas Nas Universidades Federais e Desempenho Estudantil: os impactos da lei 12.711/2012. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 39, p. 1-26, 3 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.21573/vol39n12023.128527.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências, Brasília, DF, 29 ago. 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 5 ago. 2024.

BRASIL. Lei nº 14.723, de 13 de novembro de 2023. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre o programa especial para o acesso às instituições federais de educação superior e de ensino técnico de nível médio de estudantes pretos, pardos, indígenas e quilombolas e de pessoas com deficiência, bem como daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio ou fundamental em escola pública. Brasília, DF, 13 nov. 2023. Disponível em: https://planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2023/Lei/L14723.htm. Acesso em: 5 ago. 2024.

CAREGNATO, Célia Elizabete; OLIVEN, Arabela Campos. Educação superior e políticas de ação afirmativa no Rio Grande do Sul: desigualdades e equidade. Educar em Revista, Curitiba, v. 64, n. 5, p. 171-187, jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.1509/0104-4060.47764.

CARREIRA, Denise; HERINGER, Rosana. 10 anos da Lei de Cotas. Rio de Janeiro: Ação Educativa, 2022. Disponível em: https://pesquisaleidecotas.org.br/wp-content/uploads/2022/11/Livro_Lei_de_Cotas.pdf. Acesso em: 5 ago. 2024

DIAS SOBRINHO, J. Democratização, qualidade e crise da Educação Superior: faces da exclusão e limites da inclusão. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1223- 1245, out./dez. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000400010.

FRASER, Nancy. Da redistribuição ao reconhecimento? Dilemas da justiça numa era “pós-socialista”. Cadernos de Campo, São Paulo, v. 15, p. 231-239, 2006. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v15i14-15p231-239

FRASER, Nancy. Reconhecimento sem ética? Lua Nova, São Paulo, n. 70, p. 101-138, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-64452007000100006.

FERES JÚNIOR, João; CAMPOS, Luiz Augusto; DAFLON, Verônica Toste; VENTURINI, Anna Carolina. Ação Afirmativa: conceito, história e debates. Rio de Janeiro: Eduerj, 2018. DOI: https://doi.org/10.7476/9786599036477.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro no Brasil: ausências, emergências e a produção dos saberes. Política & Sociedade, v. 10, n. 18, p. 134-154, abr. 2011. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7984.2011v10n18p133.

GOMES, Joaquim Benedito Barbosa; SILVA, Fernanda Duarte Lopes Lucas da. As Ações Afirmativas e os Processos de Promoção da Igualdade Efetiva. In: Seminário Internacional as minorias e o direito (2001: Brasília). Brasília: CJF, 2003, p. 85-153. Disponível em: https://biblioteca.corteidh.or.cr/tablas/r35020.pdf. Acesso em: 5 ago. 2024.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil. Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101681_informativo.pdf. Acesso em: 5 ago. 2024.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo demográfico 2022. Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/. Acesso em: 5 ago. 2024

BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Ficha Técnica Meta 12: Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024 LINHA DE BASE. Brasília: Inep, 2014. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/plano_nacional_de_educacao/plano_nacional_de_educacao_pne_2014_2024_linha_de_base.pdf. Acesso em: 5 ago. 2024

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Relatório do 3º Ciclo de Monitoramento das Metas do PNE – 2020. Brasília: Inep, 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/plano_nacional_de_educacao/relatorio_do_terceiro_ciclo_de_monitoramento_das_metas_do_plano_nacional_de_educacao.pdf. Acesso em: 05 ago. 2024.

JANNUZZI, Paulo de Martino. Indicadores sociais no Brasil: conceitos, fontes de dados e aplicações para formulação e avaliação de políticas públicas, elaboração de estudos socioeconômicos. Campinas: Editora Alínea, 2006.

MOEHLECKE, S. Ação afirmativa: história e debates no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 117, p. 197–217, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742002000300011.

RIO GRANDE DO SUL. Departamento de Economia e Estatística. Panorama das desigualdades de raça/cor no RS. Porto Alegre: Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, 2021. Disponível em: https://dee.rs.gov.br/upload/arquivos/202111/18175612-relatorio-tecnico-dee-panorama-das-desigualdades-de-raca-cor-no-rio-grande-do-sul.pdf. Acesso em: 5 ago. 2024

SENKEVICS, Adriano Souza; MELLO, Ursula Mattioli. Balanço dos dez anos da política federal de cotas na educação superior (Lei nº 12.711/2012). Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, v. 6, n. 2, p. 209-232, abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.24109/9786558010531.ceppe.v6.5384

SOUZA, Thaíssa Bispo; BORGES, Eduardo Henrique Narciso. A estigmatização de cotistas como efeito não pretendido da implementação da política pública de cotas. Revista Administração Educacional, Recife, v. 11, n. 1, p. 126-142, jun. 2020. DOI: ttps://doi.org/10.51359/2359-1382.2020.246086.

Publicado

15-11-2024

Como Citar

Dadda, M. de S., & Luce, M. B. (2024). A inclusão de estudantes negros nas universidades federais do Rio Grande do Sul e a perspectiva da justiça social pela Lei de Cotas. Revista Educação Em Questão, 62(74). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n74ID37217

Edição

Seção

Artigos