Da composição à produção textual: onde se situa o ENEM?

Autores

  • Emanuel Cordeiro da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2016v18n2ID11205

Palavras-chave:

escrita, avaliação, ENEM.

Resumo

Este trabalho objetiva situar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no conjunto das transformações sofridas pelo ensino da escrita no Brasil. A partir da realização de uma breve incursão histórica acerca do ensino do português e de sua escrita, bem como com base nas relações traçadas entre a perspectiva da produção textual, as recomendações dos PCNEM e as concepções assumidas pelo ENEM, as visões de língua e de texto subjacentes ao sistema de avaliação do exame são observadas, e ele é situado no processo das mudanças sofridas pelo ensino da escrita na educação básica brasileira. É verificado que a ruptura existente no sistema avaliativo, permeado por duas concepções divergentes de língua e de texto, leva o próprio sistema a incorrer numa contradição. Embora o ENEM, de maneira articulada com os PCNEM, assuma como princípio a indissociabilidade entre conhecimento e cidadania, buscando, na relevância prática e social, a valorização do conhecimento, o exame ainda preza por uma escrita alheia à sua relevância prática e social, indo de encontro às recomendações dos PCNEM.

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Publicado

25-01-2017

Como Citar

DA SILVA, E. C. Da composição à produção textual: onde se situa o ENEM?. Revista do GELNE, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 116–139, 2017. DOI: 10.21680/1517-7874.2016v18n2ID11205. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11205. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos