Compreensão de Textos: considerações sobre seu desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2017v19n2ID11268Palavras-chave:
compreensão de textos, habilidade, desenvolvimento.Resumo
A habilidade de compreender textos é essencial para a leitura, para a inserção do indivíduo na sociedade e para o sucesso escolar. Tendo em vista a importância que a compreensão de textos desempenha, o presente artigo tem como objetivo apresentar e refletir, a partir de uma revisão de literatura, como a compreensão de textos pode ser desenvolvida. Alguns autores demonstraram empiricamente, que tal habilidade pode ser treinada a partir de tarefas especificas. Por fim, é proposta uma reflexão sobre como a escola pode proporcionar um contexto, no qual, a compreensão de textos seja desenvolvida.
Downloads
Referências
BAKER, Linda. Social influences on metacognitive development in reading. In CORNOLDI, C; OAKHILL, J. (Eds.). Reading comprehension difficulties: Processes and intervention. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, p.331-352, 1996.
BUARQUE, Lair L; HIGINO, Zélia M; MIRANDA, Elisabete M; DUBEUX, Maria Helena; PEDROSA, Ivani. Avaliação do desempenho da rede pública escolar do Estado de Pernambuco na área de linguagem. Estudos em Avaliação Educacional, v. 5, p.95-106, 1992.
COELHO, Carmen Lúcia Göbel; CORREA, Jane. Desenvolvimento da Compreensão Leitora através do Monitoramento da Leitura. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.23, n.3, p.575-581, 2010.
CORREA, Jane; MOUSINHO, Renata. Por um modelo simples de leitura, porém não tão simples assim. In MOTA, M; SPINILLO, A. G (Orgs.), Compreensão de textos: processos e modelos. São Paulo: Casa do Psicólogo, p.77-100, 2013.
DIAS, Maria da Graça Bompastor Borges; FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde; ROAZZI, Antonio. Exercícios e estratégias aplicados em sala de aula para uma melhor compreensão de texto. In GUIMARÃES, S. R. K; MALUF, M. R. (Orgs). Aprendizagem da linguagem escrita. São Paulo: Vetor, p.343-354, 2010.
FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde; DIAS, Maria da Graça Bompastor Borges. Dificuldades de compreensão: estratégias de tomar notas e da imagem mental. Psicologia: Teoria e Pesquisa. v.18, n.1, p. 51-62, 2002.
FUCHS, Doug; FUCHS, Lynn. Increasing Strategic Reading Comprehension with Peer-Assisted Learning Activities. In MCNAMARA, D. S. (Org.) Reading Comprehension Strategies: Theories, Interventions, and Technologies. Nova York: Lawrence Erlbaum Associates, p.175-197, 2007.
HODGES, Luciana Vasconcelos dos Santos Dantas; NOBRE, Alena Pimentel Mello Cabral. O uso de estratégias metacognitivas como suporte à compreensão textual. Revista Eletrônica de Educação, v. 6, n.2, p.476-490, 2002.
MARCUSCHI, Luis Antonio. Exercícios de compreensão ou copiação nos manuais de ensino de língua? Aberto, Brasília, v.16, n.69, p.64-82, 1996.
ROAZZI, Antonio; HODGES, Luciana Vasconcelos dos Santos Dantas; QUEIROGA, BIANCA; ASFORA, Rafaella; ROAZZI, Maira Monteiro. Compreensão de texto e modelos teóricos explicativos: a influência de fatores linguísticos, cognitivos e metacognitivos. In MOTA, M; SPINILLO, A. G. (Orgs.), Compreensão de textos: processos e modelos. São Paulo: Casa do Psicólogo, p.41-76, 2013.
SPINILLO, Alina Galvão. O leitor e o texto: desenvolvendo a compreensão de textos na sala de aula. Interamerican Journal of Psychology, v.42, n.1, p.29-40, 2008.
SPINILLO, Alina Galvão. A dimensão social, linguística e cognitiva da compreensão de textos: considerações teóricas e aplicadas. In MOTA, M; SPINILLO, A. G. (Orgs.), Compreensão de textos: processos e modelos. São Paulo: Casa do Psicólogo, p.171-198, 2013.
SPINILLO, Alina Galvão; HODGES, Luciana Vasconcelos dos Santos Dantas. Análise de erros e compreensão de textos: comparações entre diferentes situações de leitura. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v.28, n.4, p.381-288, 2012.
SPINILLO, Alina Galvão; MAHON, Erika da Rocha. Compreensão de Texto em Crianças: Comparações entre Diferentes Classes de Inferência a partir de uma Metodologia On-line. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.20, n.3, p.463-471, 2007.
VIDAL-ABARCA, Eduardo; RICO, Gabriel Martínez. Por que os textos são tão difíceis de compreender? As inferências são a resposta. In TEBEROSKY, A. et al. (Orgs.), Compreensão de leitura: a língua como procedimento. Porto Alegre: Artmed, p.139-153, 2003.
YUILL, Nicola; OAKHILL, Jane. Children's problems in text comprehension: an experimental investigation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.