Representações de uma professora sobre o processo de orientação para reescrituta textual

Autores

  • Symone Nayara calixto Bezerra Universidade Federal da Paraíba
  • Maria de Fátima Almeida Universidade Federal de Pernambuco
  • Manassés Morais Xavier Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2017v19n1ID11332

Palavras-chave:

Representações do professor. Clínica da atividade. Ações

Resumo

Neste artigo buscamos refletir sobre a representação de uma professora de língua portuguesa acerca de sua prática de ensino no processo de reescritura textual e identificar objetos constitutivos de sua atividade docente; assim como eles são representados. A jutificativa de um estudo como esse encontra-se no fato de que segundo Bronckart e Machado (2004), o entendimento das ações do professor e de suas representações pode gerar a compreensão do trabalho docente. Para isso, ao analisar o texto da professora em resposta a uma entrevista, estamos nos apoiando nos postulados teóricos da Clínica da Atividade (CLOT, 1995 e FAÏTA 2002) e do Interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART e MACHADO, 2004).

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Biografia do Autor

Symone Nayara calixto Bezerra, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda do Proling da Universidade Federal da Paraíba

Professora Sunbstituta do Departamento de Letras da universidade Estadual da Paraíba  

Orientanda da professora Phd Maria de Fátima Almeida

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Publicado

19-06-2017

Como Citar

BEZERRA, S. N. calixto; ALMEIDA, M. de F.; XAVIER, M. M. Representações de uma professora sobre o processo de orientação para reescrituta textual. Revista do GELNE, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 174–188, 2017. DOI: 10.21680/1517-7874.2017v19n1ID11332. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11332. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos