Representações de uma professora sobre o processo de orientação para reescrituta textual
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2017v19n1ID11332Palavras-chave:
Representações do professor. Clínica da atividade. AçõesResumo
Neste artigo buscamos refletir sobre a representação de uma professora de língua portuguesa acerca de sua prática de ensino no processo de reescritura textual e identificar objetos constitutivos de sua atividade docente; assim como eles são representados. A jutificativa de um estudo como esse encontra-se no fato de que segundo Bronckart e Machado (2004), o entendimento das ações do professor e de suas representações pode gerar a compreensão do trabalho docente. Para isso, ao analisar o texto da professora em resposta a uma entrevista, estamos nos apoiando nos postulados teóricos da Clínica da Atividade (CLOT, 1995 e FAÏTA 2002) e do Interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART e MACHADO, 2004).
Downloads
Referências
ALVES Wanderson Ferreira. O trabalho docente (re) visitado. In: ALVES, Wanderson Ferreira Fialho. São Paulo: Papirus Editora, 2010, p.37-74.
AMIGUES, René. 2004. Trabalho do professor e trabalho de ensino. In: MACHADO, Anna Rachel. (Org.) O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel. p.35-53.
BRONCKART, Jean-Paul. 2006. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas, SP: Mercado de Letras.
BRONCKART, Jean-Paul. Por que e como analisar o trabalho do professor. IN: MACHADO, Anna Raquel e MATENCIO, Maria de lourdes M. (orgs.). Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas , SP: Mercado de Letras, 2006.p. 203-231.
CLOT, Yves. A função Psicológica do Trabalho. São Paulo: Editora Vozes, 2007.
FAÏTA, Daniel. 2004. Gêneros de discurso, gêneros de atividade, análise da atividade do professor. O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel. p. 55-80
HABERMAS, Jürgen. Teoria do agircomunicativo1: racionalidade da açãoe racionalização social. Traduçãode Paulo Asttor Soethe. São Paulo: Editora WMF. Martins Fontes, [1929]2012.
LOUSADA, Eliane. Os pequenos grandes impedimentos da ação do professor: entre tentativas e decepções. In: MACHADO, Anna Raquel (org). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: EDUEL, 2004.
MACHADO, Anna Rachel. 2007. Colaboração e crítica: possíveis ações do lingüista na
atividade educacional. In: Veredas On Line – Ensino. PPG Lingüística/ UFJF. Juiz de Fora -MG, fev., p.22-40.
__________________. Por uma concepção ampliada do trabalho do professor. In: GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; MACHADO, Anna Raquel e COUTINHO, Antônia. O interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. São Paulo: Mercado das letras, 2007, p. 77-97.
_______. Por uma clarificação do objeto de estudo ‘trabalho do professor. In: GUIMARÃES, Ana Maria de M.; MACHADO, Anna Rachel & COUTINHO, Maria Antônia (Orgs.). O interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2006.
_______. Trabalho prescrito, planificado e realizado na formação de professores: primeiro olhar. IN:CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes e ABREU-TARDELLI, Lília Santos (orgs). Linguagem e Educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. São Paulo: Mercado de Letras, 2009.
________. Por uma concepção ampliada do trabalho do professor. IN: GUIMARÃES A.M. de Matos; MACHADO, A. R.; COUTINHO, A. (orgs.) O interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas: Mercado de Letras, 2007.
MARTINY, Francieli F. “Eu não sei dar aula”: representações de uma professora iniciante sobre o trabalgo docente. IN: MEDRADO, Betânia Passos & PÉREZ, Mariana (orgs.). Leituras do agir docente: a atividade educacional a luz da perspectiva interacionista sociodiscursiva. Coleção: novas perspectivas em Linguística Aplicada. Vol12. Campina, SP: Pontes Editores, 2011. P. 157-176.
MUNIZ-OLIVEIRA, S. O trabalho do professor de pós-graduação: as marcas de pessoa e as vozes representadas. In: MACHADO, A.R.; LOUSADA, E.G. e FERREIRA, A.D. (Orgs). O professor e seu trabalho: a linguagem revelando práticas docentes. São Paulo: Mercado de Letras, 2011. P. 183-203.
SILVA, C. O; BARROS, M.E. e LOUZADA, A.P. F. Clínica da atividade: dos conceitos às apropriações no Brasil. In: BENDASSOLI, L. A. (orgs). Clínicas do trabalho. São Paulo: Editora Atlas, 2011, p.188-207.
SOUZA-E-SILVA, M. C. P. 2004. “O ensino como trabalho”. In: MACHADO, Anna Rachel. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel. p. 81-104.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.