Relações entre teoria linguística e ensino de línguas.

Autores

  • Gilberto Alves Araujo UFPA

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2017v19n1ID11883

Palavras-chave:

Linguística Teórica, Linguística Aplicada, ensino de línguas, línguas estrangeiras.

Resumo

Sob uma perspectiva histórica, este trabalho se propõe a discutir as interações entre as teorias da linguagem e o ensino-aprendizagem de línguas, priorizando as implicações das primeiras sobre o segundo. Para tanto, empreendemos uma reflexão geral acerca das formas pelas quais o surgimento de modelos teóricos resulta em práticas educacionais. Este artigo emprega a metodologia de revisão crítica de referenciais teóricos, abordando o período que compreende o fim do século XIX até o início deste século. Desse modo, oferecemos maior atenção ao papel da Linguística Aplicada (LA), enquanto campo científico, e ao ensino de línguas estrangeiras. Nossas incursões nos permitem perceber três grandes períodos que fundamentaram a história de relações entre teoria e pedagogia de línguas, a saber: a era estruturalista, a gerativista transformacional ou cognitivista, e a funcionalista ou da abordagem comunicativa. Esses momentos nem sempre apresentam fronteiras tão evidentes, e por isso mesmo ocorreram/ocorrem conjuntamente em muitos pontos da trajetória da LA e de outras disputas ideológicas variadas. Os rearranjos sociais em torno das demandas comunicativas, bem como a incapacidade da Linguística Teórica (LT) em fornecer respostas satisfatórias às necessidades mais imediatas da coletividade, também cooperaram para que determinada corrente teórica ou ramo da linguística ascendesse mais do que outro. Nessa transição do mais abstrato às práticas educacionais, notamos que existem ao menos quatro níveis/ordens simultâneas e cooperativas: a teoria, a estrutura curricular, os insumos didáticos, e os aportes metodológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto Alves Araujo, UFPA

Possui Licenciatura Plena em Letras (Português/Inglês) pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2009). Foi monitor bolsista pelo PIM (Programa Institucional de Monitoria) dessa mesma universidade durante sua graduação. Foi bolsista CAPES/FULBRIGHT/UNITED STATES EMBASSY (2013), tendo estudado língua, literatura e cultura Americana pela UNIVERSITY OF DELAWARE em Newark, EUA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em LÍNGUA PORTUGUESA/INGLESA, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, ensino de língua inglesa, ensino de língua materna e interpretação teatral. É mestre no Ensino de Língua e Literatura (2014), formado pelo PPGL-MELL (Programa de Pós-Graduação em Letras) da UFT (Universidade Federal do Tocantins) na qual desenvolveu um projeto de pesquisa voltado para análise do discurso e ensino de língua inglesa. Estudou também estratégias de ensino de língua estrangeira na UNIVERSITY OF NOTRE DAME em South Bend, EUA. Foi bolsista pela CAPES/FULBRIGHT e atuou como professor de língua e culturas do Brasil na MERCER UNIVERSITY (2014-2015) em Macon, EUA. Atualmente é professor efetivo de Língua Inglesa e Literaturas Anglófonas na UFPA (Universidade Federal do Pará), Campus Altamira.

Referências

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Linguística Aplicada, Aplicação de Linguística e Ensino de Línguas. In: Anais do III Seminário Integrado de Línguas e Literatura. Porto Alegre: PUC-RS & Centro Yázigi de Educação e Cultura, 1987

BARTHES, R. Aula. São Paulo: Cultrix, 2007.

BLOOMFIELD, L. Outline guide for the practical study of foreign languages. Special Publications of the Linguistic Society of America. Baltimore: LSA, 1942.

BOLINGER, D. The theorist and the language teacher. Foreign Language Annals, Vol. 2, 1st ed., 1968. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1944-9720.1968.tb00282.x/pdf>. Acesso: 29 dez. 2016.

CANDLIN, C. N. The status of pedagogical grammars. In: BRUMFIT, C.; JOHNSON, K. (org.). The communicative approach to language teaching. Oxford: OUP, 1979.

CHOMSKY, N. Linguistic theory. Northeast Conference on Research and Language learning. Boston: Northeast University, 1966.

COPE, W.; KALANTZIS, M. The powers of literacy: a genre approach to teaching literacy. London: Falmer, 1993.

CORDER, S. P. Introducing Applied Linguistics. Harmondsworth: Penguin Books, 1973.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

DIK, S. C. The theory of functional grammar. 2 ed. Berlin: Mouton de Gruyter, 1997.

DUCROT, O. Estruturalismo e lingüística. São Paulo: Cultrix, 1971.

FIRTH, J. R. Speech. London: Benn's Sixpenny Library, 1930.

_______. The tongues of men. London: Watts & Co, 1937.

FRIES, C. C. Teaching and learning English as a foreign language. Ann Arbor: UMP, 1945.

HALLIDAY, M. A. K. Language as social semiotic. London: Arnold; 1978.

_______. An introduction to functional grammar. 2.ed. London: Edward Arnold, 1994.

HARMAN, R. Systemic functional linguistics and the teaching of literature in urban school classrooms. 2008. 326f. Tese (Dout. em Ed. Docente e Estudos Curriculares) – Univ. of Massachusetts, Grad. Sch. of Education (UMASS), Amherst, EUA, 2008.

HOLENSTEIN, E. Introdução ao pensamento de Roman Jakobson. Rio de Janeiro: JZ, 1978.

IAAM-Incorporated Association of Assistant Masters in Secondary Schools. Memorandum on the Teaching of Modern Languages. London: University of London Press, 1929.

JOHNSON, M. Definitions and models in curriculum theory. Educational Theory, Vol. 17, p. 127-140, 1967. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1741-5446.1967.tb00295.x/epdf> . Acesso: 12 nov. 2016.

KENNEDY, C. Systemic grammar and its use in literary analysis. In: CARTER, R. (org.) Language and literature: an introductory reader in stylistics. London: George Allen & Unwin, 1982. p. 83-99.

LADO, R. Linguistics across cultures: applied linguistics for language teachers. Ann Arbor: University of Michigan Press, 1957. Disponível em < https://pt.scribd.com/document/277618601/Robert-Lado>. Acesso: 20 mar. 2015.

LAMENDELLA, J.T. On the irrelevance of transformational grammar to second language pedagogy. Language Learning, vol. 19, p. 255-270, 1969. Disponível em: < http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1969.tb00467.x/epdf> Acesso: 13 out. 2016.

LEFFA, V. J. Metodologia do ensino de línguas. In BOHN, H. I.; VANDRESEN, P. Tópicos em lingüística aplicada: o ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1988. p. 211-236.

LEPSCHY, G. C. A survey of structural linguistics. London: Faber & Faber, 1970.

LEVENSTON, E.A. Second language lexical acquisition: issues and problems. Interlanguage Studies Bulletin, Vol. 4, n. 2, p. 147-60, 1979. Disponível em: < http://www.jstor.org/stable/43135226 > Acesso: 03 jan. 2017.

MATTHIESSEN, C. Lexicogrammatical cartography: English systems. Tokyo: International Language Sciences Publishers, 1995.

MOULTON, W. G. Linguistics and Language Teaching in the United States, 1940-1960. Trends in European and American Linguistics, vol. 1, n. 1, p. 31-62, 1961. Disponível em: < http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED038879.pdf > Acesso: 07 jan. 2017.

NOBLITT, J. S. Pedagogical grammar: towards a theory of foreign language materials preparation. International Review of Applied Linguistics in Language Teaching, Vol. 10, n. 1-4, Jan. 1972.

OLLER, J.W. Jr. 1970. Transformational theory and pragmatics. Modern Language Journal, vol. 54, p. 504-507, 1970.

PALMER, H. E. The scientific study and teaching of languages. London: Harrap, 1917. Disponível em: < https://archive.org/details/cu31924026503478> Acesso: 17 jan. 2017.

PETTIT, P. The concept of structuralism: a critical analysis. Berkeley: University of California Press, 1975.

RUTHERFORD, W. E. Modern English: a textbook for foreign students. NY: HBW, 1968.

SPOLKSY, B. Linguistics and language pedagogy: Applications or implications? In: ALAN’S, J. E. (org.). Linguistics and the teaching of standard English to speaker of other languages. Washington: Georgetown University Press, 1970.

STERN, H. H. Fundamental concepts of language teaching. London: OUP, 1991.

THORNDIKE, E. L. The Teacher’s Word Book. New York: Teachers College Press, 1921. Disponível em: <https://archive.org/teacherswordbook00thoruoft> Acesso: 25 set. 2016.

WIDDOWSON, H. G. Directions in the teaching of discourse. In: ________. Explorations in applied linguistics. Vol. 2. London: Oxford University Press, 1979.

WILKINS, D.A. Notional Syllabuses. London: Oxford University Press, 1976.

Downloads

Publicado

16-11-2017

Como Citar

ALVES ARAUJO, G. Relações entre teoria linguística e ensino de línguas. Revista do GELNE, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 189–200, 2017. DOI: 10.21680/1517-7874.2017v19n1ID11883. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11883. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos