Relações entre teoria linguística e ensino de línguas.

Autores

  • Gilberto Alves Araujo UFPA

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2017v19n1ID11883

Palavras-chave:

Linguística Teórica, Linguística Aplicada, ensino de línguas, línguas estrangeiras.

Resumo

Sob uma perspectiva histórica, este trabalho se propõe a discutir as interações entre as teorias da linguagem e o ensino-aprendizagem de línguas, priorizando as implicações das primeiras sobre o segundo. Para tanto, empreendemos uma reflexão geral acerca das formas pelas quais o surgimento de modelos teóricos resulta em práticas educacionais. Este artigo emprega a metodologia de revisão crítica de referenciais teóricos, abordando o período que compreende o fim do século XIX até o início deste século. Desse modo, oferecemos maior atenção ao papel da Linguística Aplicada (LA), enquanto campo científico, e ao ensino de línguas estrangeiras. Nossas incursões nos permitem perceber três grandes períodos que fundamentaram a história de relações entre teoria e pedagogia de línguas, a saber: a era estruturalista, a gerativista transformacional ou cognitivista, e a funcionalista ou da abordagem comunicativa. Esses momentos nem sempre apresentam fronteiras tão evidentes, e por isso mesmo ocorreram/ocorrem conjuntamente em muitos pontos da trajetória da LA e de outras disputas ideológicas variadas. Os rearranjos sociais em torno das demandas comunicativas, bem como a incapacidade da Linguística Teórica (LT) em fornecer respostas satisfatórias às necessidades mais imediatas da coletividade, também cooperaram para que determinada corrente teórica ou ramo da linguística ascendesse mais do que outro. Nessa transição do mais abstrato às práticas educacionais, notamos que existem ao menos quatro níveis/ordens simultâneas e cooperativas: a teoria, a estrutura curricular, os insumos didáticos, e os aportes metodológicos.

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Biografia do Autor

Gilberto Alves Araujo, UFPA

Possui Licenciatura Plena em Letras (Português/Inglês) pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2009). Foi monitor bolsista pelo PIM (Programa Institucional de Monitoria) dessa mesma universidade durante sua graduação. Foi bolsista CAPES/FULBRIGHT/UNITED STATES EMBASSY (2013), tendo estudado língua, literatura e cultura Americana pela UNIVERSITY OF DELAWARE em Newark, EUA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em LÍNGUA PORTUGUESA/INGLESA, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, ensino de língua inglesa, ensino de língua materna e interpretação teatral. É mestre no Ensino de Língua e Literatura (2014), formado pelo PPGL-MELL (Programa de Pós-Graduação em Letras) da UFT (Universidade Federal do Tocantins) na qual desenvolveu um projeto de pesquisa voltado para análise do discurso e ensino de língua inglesa. Estudou também estratégias de ensino de língua estrangeira na UNIVERSITY OF NOTRE DAME em South Bend, EUA. Foi bolsista pela CAPES/FULBRIGHT e atuou como professor de língua e culturas do Brasil na MERCER UNIVERSITY (2014-2015) em Macon, EUA. Atualmente é professor efetivo de Língua Inglesa e Literaturas Anglófonas na UFPA (Universidade Federal do Pará), Campus Altamira.

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Publicado

16-11-2017

Como Citar

ALVES ARAUJO, G. Relações entre teoria linguística e ensino de línguas. Revista do GELNE, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 189–200, 2017. DOI: 10.21680/1517-7874.2017v19n1ID11883. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11883. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

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Artigos