A arte de ler e escrever crônicas: um passeio pela olimpíada de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2010v12n1/2ID14141Palavras-chave:
Leitura. Escrita. CrônicaResumo
Este artigo apresenta o relato de experiência “A arte de ler e escrever crônicas: um passeio pela Olimpíada de Língua Portuguesa” realizada no Centro de Ensino Thales Ribeiro Gonçalves, uma escola pública de Caxias – Maranhão, em 2010, com o ensino fundamental (9º ano A e B) e o ensino médio (primeira série D), tendo como objetivos: a) ler crônicas de autores diversos, observando as diferentes maneiras empregadas pelos escritores para manifestarem seus pensamentos através desse gênero; b) escrever crônicas para a 2ª Olimpíada de Língua Portuguesa, sobre as pessoas, os costumes, a vida do lugar onde moramos. O aporte teórico é baseado nos PCN’s, nas ideias de Davi Arrigucci Jr. (1987), Isabel Solé (1998) e de Jorge de Sá (1985). A orientação metodológica é sugerida por Maria Aparecida Laginestra e Maria Imaculada Pereira (2010), Richard Bamberger (1995) e Antonio Gil Neto (1993).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
02-05-2018
Como Citar
SOUZA, A. P. de. A arte de ler e escrever crônicas: um passeio pela olimpíada de língua portuguesa. Revista do GELNE, [S. l.], v. 12, n. 1/2, p. 169–175, 2018. DOI: 10.21680/1517-7874.2010v12n1/2ID14141. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/14141. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.