O funcionamento semântico-argumentativo da modalização epistêmica quase-asseverativa

Autores

  • Francisca Janete da Silva Adelino Universidade Federal da Paraíba
  • Erivaldo Pereira Nascimento Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2018v20n2ID14191

Resumo

O presente artigo discute o funcionamento semântico-argumentativo da modalização epistêmica quase-asseverativa na construção argumentativa do gênero entrevista de seleção de emprego. Pretendemos saber (i) que recursos linguísticos instauram a modalização quase-asseverativa em entrevistas de seleção de emprego; e (ii) como esses recursos funcionam estrategicamente para gerar orientação argumentativa durante o processo interativo no gênero em estudo. Para tanto, adotamos os pressupostos da semântica argumentativa de Ducrot e colaboradores (1988), juntamente com os estudos da modalização desenvolvidos por Lyons (1977), Cervoni (1989), Castilho e Castilho (1993), Palmer (2001), Neves (2011), Nascimento (2010), Nascimento e Silva (2012), além de outros estudiosos dessa área. A pesquisa assume uma abordagem qualitativa e um caráter descritivo de base interpretativa, já que identificamos e interpretamos os modalizadores epistêmicos quase-asseverativo presentes no corpus, atentando para o seu funcionamento argumentativo.  O corpus é constituído por vinte e duas entrevistas de seleção de emprego gravadas e coletadas em um Centro Universitário localizado em Natal-RN. As análises revelam que, ao fazer uso desse subtipo de modalizador, o entrevistado e o entrevistador demonstram certo distanciamento em relação ao que apresentam em seus discursos. Ademais, esse distanciamento fica marcado pela atenuação impressa no conteúdo da proposição, pela relativização da força da asserção e também pela isenção da responsabilidade com o dito. Além disso, ao usar esse recurso, os locutores não se comprometem com o conteúdo enunciado e, assim, apresentam a proposição em forma de hipótese que depende de confirmação.

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Biografia do Autor

Francisca Janete da Silva Adelino, Universidade Federal da Paraíba

Professora adjunto III do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB. Atua como docente da área de Secretariado Executivo Bilíngue.

Erivaldo Pereira Nascimento, Universidade Federal da Paraíba

Professor Associado III do Departamento de Letras da UFPB. Atua como docente da área de Letras.

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Publicado

04-02-2019

Como Citar

ADELINO, F. J. da S.; NASCIMENTO, E. P. O funcionamento semântico-argumentativo da modalização epistêmica quase-asseverativa. Revista do GELNE, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 98–110, 2019. DOI: 10.21680/1517-7874.2018v20n2ID14191. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/14191. Acesso em: 10 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos