Ensino de língua portuguesa: uma proposta de sequência didática baseada nos estudos decoloniais

Autores

  • Atauan Soares de Queiroz Universidade de Brasília http://orcid.org/0000-0001-5550-0756
  • Edinei Carvalho dos Santos
  • Kelly Cristina Nunes de Oliveira
  • Maria Aparecida de Sousa
  • Valéria Gomes Borges Vieira

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2018v20n2ID15500

Resumo

Este trabalho tem por objetivo realizar um exercício teórico-prático que envolve o ensino de Língua Portuguesa pautado na relação língua/identidade/decolonialidade. Desse modo, propõe-se um diálogo entre os estudos da Escola de Genebra (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004) sobre sequências didáticas (SD) e os estudos decoloniais (DUSSEL, 1994, GROSFOGUEL, 2016, MALDONADO-TORRES, 2007, MIGNOLO, 2006). Partindo dessa fusão, apresenta-se uma SD voltada para o Ensino Médio, com base no tema “Preconceito, identidade e diferença”. A proposta, com base na concepção de língua como modo de interação, é potencialmente produtiva porque pode auxiliar o aluno a desenvolver tanto a sensibilidade intercultural quanto a consciência identitária e cidadã, o que pode contribuir para seu empoderamento e para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

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Publicado

04-02-2019

Como Citar

DE QUEIROZ, A. S.; DOS SANTOS, E. C.; DE OLIVEIRA, K. C. N.; DE SOUSA, M. A.; VIEIRA, V. G. B. Ensino de língua portuguesa: uma proposta de sequência didática baseada nos estudos decoloniais. Revista do GELNE, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 127–141, 2019. DOI: 10.21680/1517-7874.2018v20n2ID15500. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/15500. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos