Os Sentidos da formação narrativas de professores de inglês sobre suas experiências de ensino e aprendizagem

Autores

  • Andrea Machado de Almeida Mattos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Érika Amâncio Caetano Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2018v20n2ID15824

Resumo

Este trabalho enfoca as experiências de ensino e aprendizagem de inglês de um grupo de professores que participou de um curso de especialização em ensino numa grande universidade brasileira. O objetivo do texto é apresentar e discutir narrativas de experiências vividas por esses professores relacionadas aos cinco sentidos do corpo humano: audição, visão, paladar, tato e olfato. O projeto foi inspirado em sugestão de Pennycook (2015) sobre pesquisas relacionadas aos sentidos humanos e envolve narrativas sobre ensino e aprendizagem de inglês. Os resultados mostram um conjunto de narrativas relacionadas aos sentidos humanos que podem estar associadas a questões de empoderamento, agência, pertencimento e ao desejo de ser professor de inglês. Conclui-se que formadores de professores podem criar espaços para que seus alunos e professores em formação se sintam parte de uma nova realidade e usem o poder do conhecimento da língua para conquistar seu lugar no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-02-2019

Como Citar

MATTOS, A. M. de A.; CAETANO, Érika A. Os Sentidos da formação narrativas de professores de inglês sobre suas experiências de ensino e aprendizagem. Revista do GELNE, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 3–19, 2019. DOI: 10.21680/1517-7874.2018v20n2ID15824. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/15824. Acesso em: 10 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos