Interações de Teletandem institucional na perspectiva dialógica Bakhtiniana

  • Maisa de Alcântara Zakir UNESP-Araraquara
  • Luciane de Paula UNESP

Resumo

Este trabalho é parte de um estudo de natureza etnográfica que integrou o projeto Teletandem e transculturalidade na interação on-line em línguas estrangeiras por webcam. O teletandem é um contexto telecolaborativo de aprendizagem de línguas estrangeiras, que, por meio de aplicativos de tecnologia VOIP (Voice Over Internet Protocol), promove o contato intercultural entre alunos brasileiros e alunos de diferentes instituições parceiras pelo mundo. Neste trabalho, qua atualmente se desenvolve em um pesquisa de pós-doutoramento, analisamos um excerto de interação entre um aluno de uma universidade privada estadunidense e uma aluna de uma universidade pública brasileira. A transcrição é analisada na perspectiva dialógica fundamenteada na obra de Bakhtin e do Círculo. Os resultados da análise evidenciam a constituição de sujeitos na relação eu-outro, por meio da dinâmica que os interagentes estabelecem ao longo do processo de realização do teletandem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane de Paula, UNESP

Professora da UNESP-Assis e do PPGLLP da UNESP-Araraquara. Coordenadora do GED, Grupo de Estudos Discursivos. E-mail: lucianedepaula1@gmail.com

Publicado
18-06-2019
Como Citar
DE ALCÂNTARA ZAKIR, M.; DE PAULA, L. Interações de Teletandem institucional na perspectiva dialógica Bakhtiniana . Revista do GELNE, v. 21, n. 1, p. 206-221, 18 jun. 2019.
Seção
Artigos