Perspectivas metacognitivas e metalinguísticas para o ensino de leitura e escrita em língua materna

Autores

  • Patricia Ferreira Botelho UFRN
  • Fabiana Esteves Neves UFF

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2019v21n2ID16129

Resumo

Com o propósito de contribuir no debate sobre o ensino de leitura e escrita em língua materna no Brasil, reunimos alguns estudos, de base cognitivo-ecológica e metacognitiva, em forma de uma proposta geral de abordagem desses conteúdos, vistos aqui como habilidades processuais. Neste sentido, nosso trabalho visa refletir sobre as dificuldades e as habilidades de leitura e escrita dos alunos para, então, propor alternativas de desenvolvimento dessas atividades para professores e estudantes. Primeiramente, apresentamos alguns pressupostos em cognição, metacognição e gerenciamento metalinguístico que fundamentam a abordagem da leitura e da escrita. Em seguida, problematizamos as concepções sobre ler e escrever ainda vigentes na escola e oferecemos alternativas que consideram leitura e escrita como processos. Por fim, destacamos como componentes centrais da proposta as  estratégias metacognitivas e metalinguísticas, caminho de orientação sobre as formas como as pessoas podem pensar acerca das atividades que realizam. Em termos do ensino de leitura e de escrita, essas estratégias relacionam-se à importância de pôr em perspectiva a necessidade de negociação de informações focada no aprendizado.

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Publicado

02-09-2019

Como Citar

BOTELHO, P. F.; NEVES, F. E. Perspectivas metacognitivas e metalinguísticas para o ensino de leitura e escrita em língua materna. Revista do GELNE, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 189–201, 2019. DOI: 10.21680/1517-7874.2019v21n2ID16129. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/16129. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos