Perspectivas metacognitivas e metalinguísticas para o ensino de leitura e escrita em língua materna
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2019v21n2ID16129Resumen
Com o propósito de contribuir no debate sobre o ensino de leitura e escrita em língua materna no Brasil, reunimos alguns estudos, de base cognitivo-ecológica e metacognitiva, em forma de uma proposta geral de abordagem desses conteúdos, vistos aqui como habilidades processuais. Neste sentido, nosso trabalho visa refletir sobre as dificuldades e as habilidades de leitura e escrita dos alunos para, então, propor alternativas de desenvolvimento dessas atividades para professores e estudantes. Primeiramente, apresentamos alguns pressupostos em cognição, metacognição e gerenciamento metalinguístico que fundamentam a abordagem da leitura e da escrita. Em seguida, problematizamos as concepções sobre ler e escrever ainda vigentes na escola e oferecemos alternativas que consideram leitura e escrita como processos. Por fim, destacamos como componentes centrais da proposta as estratégias metacognitivas e metalinguísticas, caminho de orientação sobre as formas como as pessoas podem pensar acerca das atividades que realizam. Em termos do ensino de leitura e de escrita, essas estratégias relacionam-se à importância de pôr em perspectiva a necessidade de negociação de informações focada no aprendizado.
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